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Práticas Pagãs Adotada pelo Cristianismo

Práticas Pagãs Adotada pelo Cristianismo

 

 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátemaGálatas 1:8
 
 O seguinte resumo não é completo nem detalhado. Note que todas estas práticas são pós-bíblicas, pós-apostólicas, e influenciadas pela cultura pagã ou seja preceitos e rituais adquiridos de outras religiões e culturas que hoje estão infiltrados no cristianismo, e não tem nada ha ver com os ensinamentos de Jesus  e os Apóstolos.
 
Abordagem ao NT
 Cartas de Paulo Combinadas em um Cânon e Arranjadas em Ordem de Tamanho – Início do século II.
 Adição de Capítulos no NT – Universidade de Paris pelo professor Stephen Langton em 1227.
 Adição de Versículos no NT - Impressor Robert Stephanus em 1551


 
 Capítulo 1: O Culto
 
Culto Dominical Matutino – Evoluiu da Missa de Gregório no século VI até as revisões feitas por Lutero, Calvino, Puritanos, a tradição da Igreja Livre, Metodistas, Evangelistas Fronteiriços e Pentecostais.
 
Duas Velas Colocadas Sobre a “Mesa da Comunhão” e Queima de Incenso – Prática adotada do cerimonial da Corte Imperial Romana do século IV. A “Mesa da Comunhão” foi introduzida por Ulrich Zwinglio no século XVI.
 
Tomar a Ceia do Senhor Trimestralmente – Ulrich Zwinglio (1484-1531).
 
Congregação Levanta-se e Canta Quando o Clero Entra – Prática adotada do cerimonial da Corte Imperial Romana no século IV. Introduzida na liturgia protestante por João Calvino (1509-1564).
 
Entrar na Igreja com uma Atitude Sombria e Reverente – Baseada na visão piedosa medieval. Prática introduzida no culto protestante por João Calvino e Martin Bucer (1491-1551).
 
Condenação e Culpa por faltar no culto dominical – Prática adotada pelos Puritanos da Nova Inglaterra no século XVII.
 
A Extensa “Oração Pastoral” Que Precede ao Sermão – Adotada pelos Puritanos do século XVII.
 
A Meta de Toda Pregação é Ganhar Almas Individualmente – Prática adotada pelos  Revivalistas Fronteiriços do século XVIII.
 
Apelo ao Altar – Prática inventada pelos Metodistas do século XVII e popularizada por Charles Finney (1792-1872).
 
Boletim da Igreja (liturgia escrita) – Criado em 1884 com a máquina duplicadora (stencil) por Albert Blake Dick.
 
O Hino “Solo” de Salvação, Visitação Porta-a-Porta, e Propaganda/Campanha Evangelística - D.L. Moody (1837-1899).
 
Cartão de Decisão – Inventado por Absalom B. Earle (1812-1895) e popularizado por D.L. Moody.
 
Curvar a Cabeça com os Olhos Fechados e Elevar a Mão em Resposta à Mensagem de Salvação - Billy Graham no século XX.

Slogan “Evangelizar o Mundo em Uma Geração” – Inventado por John Mott por volta de 1888.Solo ou
Música Coral Tocada Durante a Oferta – Prática inventada pelos Pentecostais do século XX.
 
Capítulo 2: Sermão
 
Sermão Moderno – Prática copiada dos sofistas gregos, os quais eram mestres em oratória e retórica. João Crisóstomo (347-407) e Agostinho (354-430) popularizaram a homilia greco-romana (sermão) e a tornaram central na fé cristã.
 
Sermão de Uma Hora, Sermão Anotado, e Sermão Dividido em Quatro Partes – Invenções dos Puritanos do século XVII.
 
 Capítulo 3: Edifício da Igreja
 Edifício da Igreja – Começou com Constantino por volta de 327 d.C. Os primeiros edifícios de igreja inspiraram-se nas basílicas romanas as quais tiveram como modelo os templos gregos.
 
Espaço Sagrado – Os cristãos copiaram esta idéia dos pagãos nos séculos II e III. Os túmulos dos mártires eram tidos como “sagrados”. No século IV, foram erigidos edifícios de igreja sobre tais túmulos, isto originou os edifícios “sagrados”.
 
Cadeira do Pastor – Deriva-se de cathedra, que era a cadeira ou trono do bispo. Esta cadeira substituiu o assento do juiz na basílica romana.
 
Isenção de Impostos da Igreja e Clero Cristão – O Imperador Constantino isentou as igrejas do pagamento de impostos em 323 d.C. Ele isentou o clero do pagamento de impostos em 313 d.C., privilégio desfrutado pelos sacerdotes pagãos.
 
Vitrais Coloridos – Foram primeiramente introduzidos por Gregório de Tours (538-593) e aperfeiçoados por Suger (1081-1151), abade de São Denis.
 
Catedrais Góticas – século XII. Tais edifícios foram erigidos conforme a filosofia pagã de Platão.
 
Campanário - Inspirado na antiga Babilônia e na arquitetura e filosofia egípcia, o campanário foi uma invenção Medieval popularizada e modernizada em 1666 pelo Sr. Christopher Wren em Londres.
 
Púlpito – É utilizado na igreja cristã desde 250 d.C.. Vem do grego ambo, um púlpito usado tanto pelos gregos como pelos judeus para proferir monólogos.
 
Banco de Igreja – Evoluiu entre os séculos XIII e XVIII na Inglaterra.
 
Capítulo 4: Pastor
Bispo Único (predecessor do pastor moderno) – Inventado por Inácio da Antioquia por volta de 115 d.C.. O modelo do bispo único não prevaleceu na igreja até o século III.
 
A Doutrina do “Covering” - Foi inventada por Cipriano de Cartago (200-258), um anterior orador pagão. Retomada por Juan Carlos Ortiz da Argentina e pelo “Fort Lauderdale Five” dos Estados Unidos, criaram o chamado “Shepherding-Discipleship Movement” nos anos setenta.
 
Liderança Hierárquica - Trazida à igreja por Constantino no século IV. Trata-se de um estilo de liderança herdado dos babilônicos, persas, gregos, e romanos.
 
Clero e Leigo – A figura do “Leigo” surgiu pela primeira vez nos escritos de Clemente de Roma em 100 d.C. A figura do “Clero” surgiu pela primeira vez com Tertuliano (160-225). Pelo século III, os líderes cristãos foram universalmente chamados de “clero”.
Moderna Ordenação – Evoluiu do século II ao século IV. Foi copiada do costume romano de ordenar funcionários públicos. A idéia do ministro ordenado como “homem de Deus” pode ser atribuída a Agostinho (293-373), Gregório de Nacianceno (329-389), e Crisóstomo (347-407).
 
 O Título de “Pastor” – Os padres católicos que viraram ministros protestantes não foram universalmente chamados de “Pastores” até o século XVIII pela influência dos Pietistas Luteranos.
 
 Capítulo 5: Costumes Dominicais Matutinos
Cristãos Vestindo Suas “Roupas Dominicais” para ir à Igreja – Começou pelo século XVIII com a Revolução Industrial tornando-se prática comum durante o século XIX. Esse costume teve suas raízes nos esforços da emergente classe media de imitar seus contemporâneos ricos aristocratas.
 
As Vestes Clericais – Tal costume foi iniciado em 330 d.C. quando o clero cristão adotou o traje dos funcionários públicos romanos. No século XII, o clero começou cotidianamente a usar roupas que os distinguiam das pessoas comuns..
 
A Roupa do Pastor Evangélico – Assim como a batina estudantil preta foi utilizada pelos ministros da Reforma, o terno formal preto tornou-se a veste típica do pastor moderno do século XX.
 
O Colarinho (invertido) Clerical – Foi inventado pelo Reverendo Dr. Donald McLeod de Glasgow em 1865.
 
 Capítulo 6: Ministério Musical
Coro - Foi provocado pelo desejo de Constantino de imitar a música profissional usada nos cerimoniais imperiais romanos. No século IV, os cristãos se inspiraram nos corais usados nos dramas e templos gregos.
 
Coro Infantil – Iniciou no século IV, a idéia foi copiada dos coros de meninos usados pelos pagãos.
 
 Procissões e Rezas nos Funerais – Tais práticas se inspiraram no paganismo Greco-romano do século III.
 
Grupo de Louvor – Foi iniciado em 1965 na Capela do Calvário, posteriormente padronizado pelo concerto de rock secular.
 
 Capítulo 7: Dízimo e Salário Clerical
 Dízimo – Não se tornou uma prática cristã generalizada até o século VIII. O dízimo teve origem no imposto de 10% usado no Império Romano e posteriormente justificado pelo Velho Testamento.
 
 Salários Clericais – Instituído por Constantino no século IV.
 
O Prato de Coleta - O prato de esmolas surgiu no século XIV. A passagem do prato de coleta começou em 1662.
 
O Porteiro - Começou com a Rainha Elizabeth I (1533-1603). O antecessor do porteiro é o zelador da igreja que remonta ao século III.
 Capítulo 8: Batismo e Ceia do Senhor
 
 Batismo Infantil - Tem raízes nas convicções supersticiosas que penetraram a cultura greco-romana, foi trazida à fé cristã no início do século II. No século V, foi substituído pelo batismo de adultos.
 
 Aspersão Substituindo Imersão – Começou no final da Idade Média nas igrejas Ocidentais.
 
Batismo Separado da Conversão – Começou no início do século II como resultado da visão legalista de que o batismo era o único meio de perdoar pecados.
 
A “Oração do Pecador” – Foi inventada por D.L. Moody (1837-1899) e tornou-se popular na década 1950-1960 com o tratado Peace With God de Billy Graham e posteriormente com As Quatro Leis Espirituais da Campus Crusade for Christ.
 
Uso do Termo “Salvador Pessoal” – Foi disseminado por volta de 1805 por influência dos Revivalistas Fronteiriços e popularizado por Charles Fuller (1887-1968).
 
A Ceia do Senhor que da Completa Refeição, o "Ágape", Restringiu-se ao Cálice e ao Pão - No final do século II como resultado da influência de rituais pagãos.
 
 
Capítulo 9: Educação Cristã
Seminário Católico – O primeiro seminário teve início como resultado do Concílio de Trento (1545-1563). O currículo era baseado nos ensinos de Tomás de Aquino, uma mistura de filosofia aristotélica, filosofia neoplatonica e doutrina cristã.
 
Seminário Protestante – Iniciou em Andover, Massachusetts em 1808. Também foi construído nos ensinos de Tomás de Aquino.
 
 Colégio Bíblico – Influenciado pelo revivalismo de D.L. Moody (1837-1899), os primeiros dois colégios bíblicos foram o Missionary Training Institute (Nyack College, New York) em 1882 e o Moody Bible Institute (Chicago) em 1886.
 
 A Escola Dominical – Foi inventada por Robert Raikes na Inglaterra em 1780. Raikes não fundou a Escola Dominical com o propósito de fornecer instrução religiosa. Ele a fundou para dar uma educação básica às crianças pobres.
 
 O Pastor de Juventude – Foi inventado nas igrejas urbanas nas décadas de 1930 e 1940 visando preencher as necessidades de uma nova classe sociológica denominada “adolescentes” ou “teenagers”.



Origens históricas Dos Rituais Cristãos Paganizados

 
 
 
A PAGANIZAÇÃO DO CRISTIANISMO DA IGREJA ROMANA AOS DIAS DE HOJE: OBS: PAGÃO É TODO RITUAL DE OUTRAS CULTURAS INCORPORADA AO CRISTIANISMO, OU AINDA PRECEITOS DE OUTRAS RELIGIÕES AGREGADA A SUA.

CRONOGRAMA:

SÉCULO
ANO
DOGMA OU CERIMÔNIA
ORIGEM
I – II      
196-265
Sacerdote chamado Bispo Único
Egito, Judaica Grego-Romana.
Tradução Grega da Bíblia por Alexandre o Grande nome do Deus de Israel substituído por SENHOR
Grécia
Criação da Igreja C. Romana.
Igreja C. Romana
Batismo Infantil
Água benta. Criada por Santo Alexandre
IV
270-321
Vigília de Oração Ecumênica
Igreja C. Romana
Emperador Romano Constantino se declara o 13°Apostolo de Deus
O domingo como dia de descanso. (Mitra)
Egito, Persa, Greco-romana
Celebração de Natal / 25 de Dezembro (copiado dos Deuses Mitra: face da nota do Cruzeiro e Semiramis: face da nota do Real)
Babilônia, Persa, Greco-romana
IV
327
Templos passam a se chamar Igreja.
Igreja C. Romana
Objetos sagrados, simbologia e crucifixo.
Igreja C. Romana
Coro: música profissional usada nos cerimoniais
Cultura Greco-romana
IV
330
Vestes Clericais
Babilônicos, persas, Greco-romana.
Liderança Hierárquica, Bispo, Padre (Pai)...
IV
370
Culto dos santos
Cultura Greco-romana
Altares pagãos
Duas Velas Colocadas Sobre a “Mesa da Comunhão” e Queima de Incenso
IV
400
Oração pelos mortos
Igreja C. Romana
Sinal da cruz feito no ar
Tradução Latina da Bíblia por Jerônimo de Strídon
V
431
Maria é proclamada mãe Celestial de Deus
Igreja C. Romana
VI
593
Purgatório
Igreja C. Romana
VI
600
Latim - língua oficial das celebrações litúrgicas
Igreja C. Romana
VII
608
Começo do papado
Igreja C. Romana
VIII
609
O culto a virgem Maria e a invocação de mortos são estabelecidos por lei na igreja.
Igreja C. Romana
VIII
758
A confissão auricular por religiosos do Oriente
Igreja C. Romana
VIII
787
Inicio do culto das imagens e das relíquias
Igreja C. Romana
IX
819
A festa da Assunção da Maria
Igreja C. Romana
IX
880
Canonização dos santos
Igreja C. Romana
X
998
Estabelecido o Dia de Finados
Igreja C. Romana
X
998
Inicio da Observação da quaresma
Igreja C. Romana
X
1000
Estabelecido o cânon da missa.
Igreja C. Romana
XI
1074
Proíbe-se o casamento dos sacerdotes
Igreja C. Romana
XI
1075
Os sacerdotes casados devem divorciar-se
Igreja C. Romana
XI
1095
Indulgências plenárias
Igreja C. Romana
XI
1100
Pagamento da missa e o culto aos anjos.
Igreja C. Romana
XII
1115
A confissão é transformada em artigo de fé.
Igreja C. Romana
XII
1125
Imaculada Conceição de Maria.
Igreja C. Romana
XII
1160
Estabelecidos os 7 sacramentos.
Igreja C. Romana
XII
1186
O Concilio de Verona estabelece a Inquisição.
Igreja C. Romana
XII
1190
Venda de indulgências para salvação
Igreja C. Romana
XII
1200
Rosário, por São Domingos, chefe da Inquisição.
Igreja C. Romana
XIII
1220
Hóstia.
Igreja C. Romana
XIII
1226
Introduz-se a elevação da hóstia.
Igreja C. Romana
XIII
1229
Proíbe-se aos leigos a leitura da Bíblia.
Igreja C. Romana
XIII
1264
Festa do Sagrado Coração.
Igreja C. Romana
XIV
1303
A Igreja Católica Apostólica Romana é proclamada como sendo a única verdadeira, e somente nela o homem pode encontrar a salvação.
Igreja C. Romana
XIV
1311
Procissão do Sacramento e a oração da Ave Maria.
Igreja C. Romana
XV
1414
Definição da comunhão só com um elemento, a hóstia. O uso do cálice fica restrito ao sacerdote.
Igreja C. Romana
XV
1415
Somente os sacerdotes podem celebrar missas.
Igreja C. Romana
XV
1484
Tomar a Ceia do Senhor Trimestralmente.
Igreja C. Romana
XV
1509
Levanta-se e Canta Quando o Clero Entra.
Igreja C. Romana
XVI
1543
Seminário Filosófico e Teológico.
Igreja C. Romana
XVI
1546
Tradição da Igreja, autoridade igual à Bíblia.
Igreja C. Romana
XVI
1523.
A Centralidade do Púlpito no Culto - Lutero.
Protestantismo
XVI
1530
Deus fala através do Pastor, portanto, devemos todos escutar o pastor, não como homem, mas como Deus- Martin Lutero.
Protestantismo
XVI
1590
Um versículo bíblico por si só correto e pode ser utilizado para comprovar uma doutrina ou uma prática independente do contexto.
Escolástica Protestante
XIV
1662
O Prato de Coleta.
Igreja Protestante
XVI
1562
Missa é oferta propiciatória.
Igreja C. Romana
XVI
1573
Canonicidade dos livros apócrifos.
Igreja C. Romana
XVIII
1708
O Título de “Pastor” ou Reverendo.
Igreja Protestante
XVIII
1709
Cristãos Vestindo Suas Roupas Dominicais.
Igreja Protestante
XVIII
1799
Dízimo: Justificado pelo Velho Testamento.
Igreja Protestante
XIX
1854
Dogma da imaculada Conceição de Maria.
Igreja C. Romana
XIX
1870
Declaração da infalibilidade Papal-Papa não falha.
Igreja C. Romana
XIX
1887
Boletim da Igreja (liturgia escrita).
Igreja C. Romana
XX
1900
Música e Coral Tocada Durante a Oferta.
Igreja Protestante
XX
1930
Curvar a Cabeça com os Olhos Fechados e Elevar a Mão em Resposta à Mensagem de Salvação.
Igreja Protestante
XX
1950
Incorporação- técnicas psicológicas e motivação.
Igreja Protestante
Marketing - O Poder do Pensamento Positivo.
A Teologia da Fé/Prosperidade Financeira.
XX
1965
Grupo de Louvor –concerto de rock secular.
Igreja Protestante
XX
1980
Liturgia Judaica, bandeira Israel, Arca, relíquias.
Igreja Protestante
       


























































































































(Obs. algumas datas são aproximadas, pois as doutrinas eram discutidas e poderia levara anos, para se tornar em artigo de fé.)A igreja que fora chamada para influenciar o mundo foi por ele influenciada. A igreja chamada, convocada para ser santa, com o passar dos tempos entrou num descrédito moral. O líder estava morto e o restante estava apenas esperando a confirmação da morte, o nome era de igreja, porém os atos nada tinham a ver com o nome (Ap 3.1-3)