CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2943 votos)



ONLINE
3





http://www.comcms.com.br/

PROFILAXIA NA BIBLIA

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         


 


 

                                                                                                              Levíticos 15:31 – “...para que não morram na sua imundícia, contaminado ...”

 
Neste período da história humana - 1500 aC - pouco se sabia sobre microorganismos. No entanto Deus oferece procedimentos de higiene e profilaxia para que o povo não se “contaminasse”.
 
Milênios antes dos conceitos de contaminação por contato surgirem, o livro de Levíticos usa a nomenclatura técnica e os procedimentos que resguardavam o povo de se contaminar por formas usuais de contato.
 
Fosse por via respiratória, sexual, alimentar ou até mesmo sanguínea, pois as restrições com o sangue eram rígidas, e tudo que tivesse sangue era considerado imundo;  se pode primariamente deduzir como fonte contaminante de microorganismos infectantes ou passíveis de contaminação ao homem.
 
Era o caso evidente da lepra, onde o leproso era imundo por ser portador do Micobacterium leprae; outras coisas eram consideradas imundas, como as mulheres na menstruação - e hoje se sabe das condições da flora bacteriana vaginal e dos mecanismos de proteção do colo do útero (muco da cérvice) que estão ausentes durante o fluxo menstrual da mulher, contaminado a mulher que sofre o 'coito' durante esse período.
 

O livro de Levítico é um tratado de higiene e saúde. Foi escrito por Moisés mas as revelações foram todas a partir de Deus que ditava ou descrevia o que o povo deveria fazer.
 
O povo vivia na época da Idade do Bronze (1500 AC) e somava 1,5 milhões de pessoas. Estavam saindo do Egito, norte da África, e imigrando para uma área do Oriente Médio viajando a pé e acampando pelo caminho, com rebanhos e crianças.
 
A situação é incomum e muitas das orientações visavam acomodar as necessidades e resguardar o povo de uma epidemia ou doença generalizada pelo acampamento.

As medidas ali anunciadas são profiláticas e visavam primariamente uma prevenção; outras medidas são para erradicação dos microorganismos, e estão descritas nos processos com o uso da água e o fogo, muitos usados em Levítico.
 
Hoje se sabe que os instrumentos mais eficazes para a eliminação de contaminações são a água e principalmente o calor (fogo).
 
As revelações oferecidas por Deus são ultra-avançadas. Embora algumas coisas descritas na Bíblia fossem um apanhado dos melhores hábitos e procedimentos de povos que estavam ao redor, nenhuma civilização possuía um tratado tão eficiente e simples com regras rígidas envolvendo aspectos cerimoniais para inspirar no povo a importância dos aspectos da saúde.
Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis