Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (696 votos)



ONLINE
8





http://www.comcms.com.br/


HAJA LUZ!!...E CRISTO NASCEU!!

HAJA LUZ!!...E CRISTO NASCEU!!

       “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João 8:12).

Introdução. Simples, objetiva e sem sombras de variação, assim é a Palavra de Deus. As muitas vozes na terra trazem confusão ou sabe-se lá quantas interpretações possíveis. A Palavra não admite particular interpretação e, somente assim, o Caminho de Deus será Perfeito. Desde a criação, da primeira letra escrita pelos homens inspirados por Deus, tudo tem seu propósito, Deus não é Deus que escreve por escrever, Deus não acha interessante e faz simplesmente constar. Não! Tudo o que está escrito tem propósito.

Não é certo usar as expressões: na minha opinião; eu acho; eu entendo; do meu ponto de vista; o meu ministério diz; a doutrina da minha igreja; eu defendo a doutrina tal e o outro a outra tal…enfim, ninguém é dono de uma verdade pessoal, porque a Palavra de Deus não permite "novos inspiradores", A Palavra já tem seu Mestre e Senhor.

Se nas coisas que estão em evidência há severas divergências contra a Palavra, que diremos então das que necessitam discernimento espiritual? A Palavra, por si mesma, FALA.

Quando uma chave abre novidades, muito do que já é sabido necessita ser reconsiderado.

Iniciando o Estudo Bíblico - Haja Luz.

É implacável o ensino de que o Haja Luz (Gênesis 1:3) é a luz do sol, e não se fala mais nisso!!!

Livros de autores diversos, antigos e recentes, que são expoentes para a doutrina da igreja, são uníssonos. O Senhor ensinou que devemos buscar a verdade, meditar na Palavra dia e noite, pedir revelação, discernir coisas espirituais de espirituais... enfim, conversar com Deus. Ele é a Palavra, Dele flui a Palavra, a Palavra de Deus.

 

Guarde no seu coração: O Senhor Deus jamais foi injusto diante de tudo o que aconteceu e acontece. Nada aconteceu e acontece por mero capricho ou inconseqüente vontade de Deus. Precisamos, sim, meditar na Palavra e amar a grande misericórdia de Deus em Jesus Cristo, pela tão grande salvação alcançada. Somente pela graça.

Não farei uso de divagações científicas, filosóficas ou teológicas, essa postura diante da Bíblia pode levar à perdição. Quem fala aqui é a Palavra de Deus.

É importante, também, ter uma Bíblia junto de você e, visando auxiliar sua meditação, incluirei passagens bíblicas correspondentes ao assunto, sabendo que isso fará o assunto fluir de tal modo que produzirá amplitude e abrangência. Não esqueça, ser simples e objetivo.

Então: 1 – O "Haja Luz" foi dito por Deus no primeiro dia da criação; 2 – O "Haja luminares", para alumiar a terra, foi dito no quarto dia da criação (este detalhe já anula que o Haja Luz seja o momento da criação do Sol físico); 3 – No versículo 4, Deus faz separação entre a luz e as trevas. (Separação está incluso em novo assunto)

Está entendido que, antes que Deus dissesse: "Haja luz", a situação inicial era de trevas. Que, a partir do momento em que a Luz foi manifestada, "algo" permaneceu em Trevas, confirmado pelo versículo 4. O que é Trevas não pode ser alterado pela Luz. O que tem na essência existencial as Trevas, jamais será ou terá Luz.

Obs: Importante já antecipar que, quando Deus iniciou a criação, iniciou, também, a contagem do tempo para um fim específico dentro da eternidade. Neste mundo em que vivemos existe a contagem do tempo, na eternidade não. A eternidade não tem começo e nem fim. Este mundo que foi criado tem um começo e terá um fim.

Ele ordenou que houvesse a separação entre a Luz (do Haja Luz), e as Trevas (que já existiam) mas, essas Trevas não foram alcançadas, não foram envolvidas e agraciadas pelo Haja Luz; tanto que, a Luz do Haja Luz, Ele chamou Dia (versículo 5) e, o que ainda permaneceu em Trevas, chamou Noite (ainda versículo 5), encerrando o versículo confirmando que era o primeiro dia da criação;

Na Bíblia há situações específicas e especiais onde a palavra "Dia" está escrita com a inicial "D" maiúscula;

Agora, vamos para o quarto dia da criação, no versículo 14 Deus disse: "Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite...", complementando no versículo 15 diz: "E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra ...", repetindo essa ordem no versículo 17, "... para alumiar a terra ...";

NÃO ADIANTA FORÇAR O ENTENDIMENTO DE QUE O HAJA LUZ É O SOL FÍSICO DO SISTEMA SOLAR. O PRIMEIRO DIA E O QUARTO DIA, SÃO DISTINTOS. A LUZ DO PRIMEIRO DIA NÃO ILUMINOU A TERRA. E, A TERRA FOI CRIADA ANTES DO SOL.

A luz do quarto dia da criação (sol), foi criada para isso, ou seja o sol de dia e a lua de noite iluminariam a Terra. A lua sem luz própria reflete a luz do sol.

 

Não admitir que há diferença é por não querer acreditar na revelação que a Palavra apresenta e, quando isso ocorre, os distanciamentos da verdade vão sendo desencadeados progressivamente porque os assuntos vão se vinculando, e dependem uns dos outros. Havendo erro de entendimento em um, conseqüentemente, o outro a ser vinculado sofre as influências;

Pois bem, no primeiro dia ocorreu a separação entre o Dia e a Noite e, para a parte que permaneceu em trevas, Deus criou os luminares. Por isso, e repetidamente, diz que esses luminares eram para alumiar a terra, ou seja, a terra onde habitamos estava em trevas, mesmo depois do Haja Luz do primeiro dia da criação;

Obs: A letra inicial de uma palavra, mudada de maiúscula para minúscula remove o real significado da expressão. Escrever Dia com letra maiúscula tem interpretação diferente de dia escrita com letra minúscula. As traduções da Bíblia foram removendo progressivamente esses imprescindíveis detalhes.

Visando trazer fácil compreensão para a leitura, entretanto, as traduções e edições da Bíblia, progressivamente, foram destruindo e desfigurando o real e original significado das expressões, trazendo entendimento natural com remoção do espiritual e a revelação.

O luminar maior (sol) para governar o dia e o luminar menor (lua) para governar a noite (versículo 16); esses luminares físicos estão visíveis na expansão dos céus para emanar e refletir a luz, respectivamente, e iluminar o que não foi envolvido pelo Haja Luz do primeiro dia da criação. O sol emana luz própria, a lua, reflete a luz do sol.

Assim, se houve a necessidade de criação dos luminares, a parte que corresponde abaixo da expansão dos céus estava e permanece nas Trevas que Deus chamou Noite (com letra maiúscula). Acima da expansão dos céus fica a parte correspondente onde está manifestada a Luz do "Haja luz" que Deus chamou Dia, com letra maiúscula;

O Dia e a Noite do primeiro dia da criação são distintos do dia e da noite do quarto dia da criação. Para a parte que permaneceu em Trevas onde/no qual a Luz do Haja Luz não opera, Ele criou os luminares e, através desses luminares procedeu à outra separação entre dia e noite (com iniciais minúsculas). Se o sol físico for removido, volta a situação de trevas total, MAS, a Luz do Haja Luz não se extingue.

Lembrando: O que é Trevas não pode ser alterado pela Luz. O que tem na essência existencial as Trevas, jamais será ou terá Luz.

Pergunta: Onde está a Luz, do Haja Luz? Resposta: Acima da expansão. Pergunta: O que é "expansão"? Resposta: A expansão é o céu. Pergunta: O que está acima do céu? Resposta: Deixo você responder...

O sol está na expansão e não acima da expansão. Se o sol estivesse acima da expansão ele não poderia inclusive iluminar a Terra que está abaixo da expansão.

No primeiro dia da criação, a separação Dia e Noite corresponde aos dois únicos reinos existentes: Reino dos Céus e o Reino das Trevas; Reino do Dia e Reino da Noite; Reino do outro mundo e Reino deste mundo; abaixo da expansão e acima da expansão; águas acima da expansão e águas abaixo da expansão;

A expansão (céu) separa os Reinos. A expansão (céu) separa os mundos. Palavras do Senhor: João 18:36 - "Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo ..." João 9:5 - "Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo."

Hoje, o Senhor continua neste mundo, pela Igreja, através dos verdadeiros filhos de Deus, aqueles que crêem que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador.

Mesmo com o sol, que é luz física, neste mundo, continua este mundo em Trevas espirituais, Trevas da morte, e, Jesus e a Igreja são a Luz, a vida que ainda está neste mundo, mas que não pertence a ele. Foi criado por Ele, mas agora está julgado para a perdição eterna.

As Trevas da morte existem neste mundo segundo o poder do príncipe das potestades do ar mas, Jesus é a Luz no mundo, a única vida real no mundo. Este mundo está espiritualmente morto.

 

 

 

Nas imagens acima, vemos a Via Láctea (esquerda), que é uma Galáxia, uma das milhões existentes no universo infinito. Dentro da Via Láctea, conforme indicado por um ponto amarelo, está o sistema solar. O sistema solar (imagem menor - direita) é um ponto dentro da Via Láctea. Existem milhões de Galáxias no universo.

O Sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico. (Mais informações relevantes podem ser encontradas na internet)

Finalizando: Livro do profeta Isaías, capítulo 60, versículos 19 e 20: "Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a lua te alumiará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória; Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão."

Apocalipse 3:14, diz: "E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus."

Apocalipse 21:23, diz: "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada."

Apocalipse 21:25, diz: "E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite."

Apocalipse 22:5, diz: "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre."

Quem foi gerado quando Deus disse: Haja Luz? Nasceu O Senhor, o Filho de Deus, o Unigênito em Glória! Com o Filho de Deus, nasce também, o Reino dos Céus.

Sergio Luiz Brandão