Translate this Page

Rating: 2.5/5 (696 votos)



ONLINE
7





http://www.comcms.com.br/


O DISCÍPULO PERMANECE

O DISCÍPULO PERMANECE

Por: Pb. José Vicente

João 8:31-36

“31) Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na Minha Palavra, sois verdadeiramente Meus discípulos; 32)  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33) Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes Tu: Sereis livres? 34) Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35) O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. 36) Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Jesus estava sendo arguido pelos judeus, pois havia dito ser Ele a Luz do mundo, além de se identificar com o Pai. Após falar sobre o que haveria de acontecer, Sua morte (não de forma clara, mas utilizando a expressão “quando levantardes o Filho do Homem”), alguns judeus creram nEle.

Jesus conhece o coração humano, e após notar que alguns haviam crido (se bem que não haviam crido de verdade, mas apenas sentiram um entusiasmo passageiro), passou a falar sobre a necessidade de não somente acolher sua Palavra momentaneamente, mas de nela permanecer, a fim de conhecer a verdade e ser libertado.

Os judeus - aqueles mesmos que haviam crido - não entenderam e passaram a questionar Jesus, sentindo-se ofendidos pela forma como Ele falava, pois enfatizava o fato de que eles precisavam de libertação.

A passagem nos ensina algumas coisas muito importantes para a vida daquele que professa a fé em Jesus Cristo:

1) O verdadeiro discípulo permanece na Palavra de Jesus

Como destacamos acima, aqueles judeus aparentemente haviam crido em Jesus, mas o que ocorreu na verdade foi que eles apenas se entusiasmaram com o que Jesus havia falado anteriormente. Aconteceu com eles o mesmo que acontece com muitas pessoas ainda hoje, que ouvem a pregação do Evangelho, que Jesus