CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2923 votos)



ONLINE
5





http://www.comcms.com.br/

QUEM ERAM OS SAMARITANOS?

                                     
Com a Morte do rei Salomão, em 931 a.C., o Reino Unido, Rachou!
De Reino Dividido passou a ser dois reinos:
Norte: (Israel) – Capital Samaria – rei Jeroboão
Sul (Judá) – Capital Jerusalém – Roboão
O Reino do Norte (Israel) existiu durante 209 anos, até ser massacrado pelo poderoso império Assírio, em 722 a.C. foram Trazidos da Babilônia e de outros lugares que se instalaram nas cidades da Samaria, substituindo, assim, os nativos daquela região, que Sargão levara cativos.
Quando os cativos do reino de Judá foram repatriados pelos persas (538 a.C.), os samaritanos quiseram aliar-se aos judeus e participar na reconstrução do Templo e da cidade. Mas Zorobabel (Ed 4.2) e Neemiasnão não os aceitaram ----Ouvindo, pois, os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo ao SENHOR Deus de Israel,
Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir aqui.
Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós sozinhos a edificaremos ao SENHOR Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia. 
Esdras 4:1-3
Desde então, vinha a inimizade entre judeus e samaritanos, mencionada no N.T. (Lc 9.52-54; Jo 8.48).
Que a origem dos samaritanos remonta à época EM QUE REINO de Israel foi conquistado pelos assírios (722 a.C)? Estes, quando invadiram o país transformando-o em colônia, instalaram estrangeiros de muitas outras regiões. Com o tempo, eles foram se misturando com os israelitas que lá permaneceram, formando uma raça considerada impura pelos judeus.
Os samaritanos, porém, sempre observaram escrupulosamente as prescrições da Lei ou Pentateuco. Não aceitavam os outros escritos do Antigo Testamento e não freqüentavam o Templo de Jerusalém. O único lugar de culto deles era o monte Garizim (ou Gerizim), que ficava no Norte. Acreditavam na vinda do Messias, que chamavam de Taeb (= Aquele que volta). Esse messias, porém, não seria descendente de Davi, como pensavam os judeus, mas sim um novo Moisés.
Dois textos dos Evangelhos falam especificamente dos samaritanos: o capítulo 4 do Evangelho de São João e a parábola do Bom Samaritano, que está em Lucas (10:25­-37). Ainda hoje existe um grupo de samaritanos, que conserva seus costumes e crenças.
Joachim Jeremias nos diz que R. Eliezer (90 d.C) proibia comer um animal morto por um samaritano, porque a intenção do samaritado [durante o sangramento] está geralmente voltado para o culto dos ídolos. Ele diz ainda que algumas décadas antes da destruição do templo (em 70 d.C) foi posta em vigor uma determinação que considerava os samaritaos impuros desde o berço.
Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis