Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (696 votos)



ONLINE
5





http://www.comcms.com.br/


CORPO ALMA E ESPIRITO

CORPO ALMA E ESPIRITO

Corpo, alma e espírito

O homem é somente corpo e alma, ou ele é corpo, alma e espírito? Eu acredito que isto é um dos mais fundamentais questionamentos de que se necessita para ter corretamente uma resposta. Eu considero que a questão do corpo, alma e espírito é um dos assuntos mais importantes tratados nesta revista. Portanto, eu gostaria de pedir a você que, por favor, preste bastante atenção conforme nós avançamos na Palavra para encontrar a resposta, e não somente à questão do corpo, alma e espírito, mas também em alguns outros questionamentos importantes relacionados a isso.

1. Corpo, alma, espírito: o que morreu no dia em que Adão e Eva pecaram?

Para começar na abordagem do tópico de corpo, alma e espírito nós necessitamos de ir ao primeiro livro da Bíblia, o Gênesis. Lá, depois que Deus fez o homem, Ele impôs uma restrição a ele, tornando também clara a penalidade, para o caso de que esta restrição fosse violada:

Gênesis 2:16-17
“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: “De toda árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

A restrição que Deus impôs a Adão foi que ele não deveria comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. A penalidade para o caso desta restrição ter sido violada foi que: “no dia [preste atenção: nesse mesmo dia] em que você dela comer você certamente morrerá”. Duas coisas muito significantes devem ser notadas nessa penalidade. A primeira é que se Adão comesse da árvore a morte aconteceria imediatamente, naquele mesmo dia. A segunda é que isto certamente aconteceria. A frase “certamente morrerás” tem exatamente o propósito de enfatizar o fato de que em 100% a morte aconteceria, certamente, naquele dia.

Agora, em Gênesis 3:1-6 nós todos sabemos como Satanás enganou Adão e Eva a violarem a única restrição que Deus havia imposto a eles, e comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Depois de comerem dessa árvore, e de acordo com o que Deus lhes havia dito em Gênesis 2:17, eles deveriam ter morrido naquele momento. O problema aqui é que Gênesis 5:4-5 diz isso sobre Adão:

“E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.”

Portanto, de acordo com a Bíblia, Adão continuou a ter vida em seu corpo durante muitos anos depois que ele comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. Por outro lado, Deus havia dito que se ele comesse daquela árvore ele, certamente, em 100%, morreria naquele mesmo dia. Então o que na verdade ocorre no dia em que Adão e Eva comem daquela árvore? Eles morreram, conforme Deus disse, ou não? Quem resolverá para nós este “problema”? As ideias do homem, as teorias, a religião e a tradição? Não! Somente um pode nos dar as resposta, e este não é outro senão a Palavra de Deus. E se você quiser esta Palavra para lhe dar as respostas, você tem que deixá-la falar por si própria (autointerpretação).

Em nosso caso, uma vez que Deus não pode mentir (Números 23:19) no dia em que Adão e Eva comeram daquela árvore eles verdadeiramente morreram. Na verdade, foi o Demônio que disse, quando ele ludibriou Eva, “você certamente não morrerá”. Assim, se eles não morressem naquele dia, conforme disse Deus, então Satanás estaria certo e Deus estaria errado, o que é simplesmente impossível. Contudo, isso é exatamente o que muitos ensinam hoje quando eles dizem "na verdade quando Deus disse que eles certamente morreriam, Ele quis dizer que somente o esperma da morte seria plantado”. A Palavra de Deus não necessita de tal tipo de defesa. Na verdade ela não necessita de nenhuma defesa porque ela é a verdade, e a verdade pode existir por si própria. Retornando ao nosso tópico: UMA VEZ QUE DEUS DISSE QUE ELES CERTAMENTE MORRERIAM NAQUELE MESMO DIA, ELES DE FATO MORRERAM NAQUELE DIA. Contudo, uma vez que eles continuaram a ter vida em seus corpos mesmo depois que eles comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, é evidente que eles devem ter tido outra forma de vida, em acréscimo à vida de seus corpos, que se perdeu no dia em que eles comeram, e por esta razão foi a morte (ausência de uma forma de vida). Assim, nós temos que procurar as Escrituras para saber como o homem foi criado e quais eram as partes de seu ser. O conhecimento do que compôs a vida do primeiro homem também nos possibilitará ver o que se perdeu naquele dia.

2. Corpo, alma e espírito o corpo e as partes da alma.

A partir de nossa pesquisa em como o primeiro homem foi criado, vejamos em Gênesis 2:7. Aqui se diz:

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra......”

Qual parte do homem Deus formou do pó da terra? Seu corpo. Essa é a razão dos elementos do corpo humano poderem ser encontrados na terra. Então uma parte do primeiro ser humano foi o corpo. Mas vamos continuar:

Gênesis 2:7
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente [alma = nefesh em hebraico]”.

Nós vimos que Deus formou o corpo do homem da poeira do chão. Contudo, este corpo não tinha vida. Somente foi formado, sem vida. Assim, a Palavra de Deus nos diz que Deus “respirou em suas narinas o fôlego da vida e o homem foi feito alma vivente". Portanto, o que é alma? Alma é o que dá vida ao corpo. O fato de que as pessoas não entendem as simples verdades da Palavra de Deus descritas nesse ponto não causou nenhum final de confusão. Aqui a Palavra de Deus nos conta que a alma é aquilo que dá vida ao corpo. Sem a alma o corpo está morto. Onde está a alma, a vida do corpo, a vida da carne? A Palavra de Deus novamente é muito precisa:

Levítico 17:11, 13-14
Porque a vida [nefesh em hebraico] da carne está no sangue ....... Qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que caçar animal ou ave que se come, derramará o seu sangue, e o cobrirá com pó; Porque [i.e. o sangue] a vida [nefesh] de toda carne é o seu sangue. Por isso eu tenho dito aos filhos de Israel: “nenhum dentre vós comerá o sangue [de nenhuma carne], porque a vida [nefesh] de toda carne é o seu sangue

Nós vimos que em Gênesis 2:7 que a alma (nefesh em hebraico) é o que dá vida ao corpo. Aqui em Levítico vimos que “a vida da carne está no sangue". Na passagem acima a palavra "vida" é uma tradução da palavra hebraica "nefesh", que é traduzida como "alma" em Gênesis 2:7, assim como em 471 dos 753 lugares ” onde ela ocorre1". Portanto, o que é “nefesh” ou alma? De acordo com Gênesis 2:7, alma é aquilo que dá vida ao corpo. Onde está “nefesh”, a vida do corpo, a alma? De acordo com Levítico 17:11-14, está no sangue: “Porque a vida (nefesh, alma) de toda carne é o seu sangue”. Como esta vida da alma passa de geração para geração? Através do sangue. Isto é o que diz Atos 17:26:

“E de UM SÓ SANGUE fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra".

O “único sangue” desta passagem é o sangue de Adão, que passa de geração para geração, e na verdade é o sangue que todos nós temos.

Na verdade, a alma não é algo que somente o homem tem. Os animais também têm alma, que novamente está no sangue. Embora isto seja imediatamente entendido pela passagem de Levítico acima, onde nos é dito que a vida de toda carne é o seu sangue, vamos até Gênesis 1:20-21, 29-30 para ver isso também:

Gênesis 1:20-21
“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente [nefesh, alma] e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente [nefesh, alma] que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom".

Gênesis 1:29-30
“E disse Deus: “Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra, e toda a árvore, em que dá fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento"; e assim foi.”

Portanto, não somente o homem, mas também os animais têm “nefesh”, i.e., “alma”. Isto não é estranho de maneira alguma, se entendermos que a alma é o que dá vida ao corpo. Quando você morre não há mais vida, nem há mais alma. O mesmo acontece com os animais. A alma é para eles o mesmo que é para o homem, i.e., o que dá vida para o corpo. Contudo, não há problema com relação ao que é definido como alma na Bíblia, o problema é criado quando vamos até a Bíblia com a ideia preconcebida de que a alma é imortal. Se a alma fosse imortal, então na verdade as almas dos vários animais também seriam imortais, uma vez que elas têm “nefesh” tanto quanto o homem tem “nefesh”. A alma não é algo imortal. Ela só dá vida ao corpo. Quando você para de ter vida em seu corpo, você não tem mais alma.

Até agora, nós vimos que a Bíblia ensina que Deus formou o corpo do homem da poeira do chão, e que Ele deu ao corpo vida, i.e., alma. O mesmo é também verdade para os animais. Eles também têm corpo e alma. Todo homem do mundo, crente ou descrente, tem corpo e alma. Isso pode então ser concluído que, desde que Adão morreu com 930 anos de idade, quando ele comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele obviamente não perdeu nem seu corpo, nem sua alma. Assim, desde que algo teve que morrer para Adão naquele dia, ele deve originalmente ter tido pelo menos uma parte, que se perdeu, morreu, quando ele comeu. Então, continuemos procurando nas Escrituras para ver o que eles dizem sobre isso.

3. Corpo, alma e espírito: a parte do espírito.

Para continuar nossa investigação vamos até Gênesis 1:26-27. Lá se diz:

Gênesis 1:26-27
“E disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.... E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou".

De acordo com esta passagem, Deus criou o homem “à sua imagem”. Aqui está um ponto muito crítico, um ponto chave, se nós quisermos entender não somente o que aconteceu no dia em que Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas também outras passagens da Bíblia que são afetadas pelo que é dito aqui. Lendo a passagem acima, a questão que tem que ser perguntada é o que é a imagem de Deus? Com o que Ele se parece? João 4: 24 nos diz:

“Deus é Espírito”

Deus não é carne, mas Espírito. Essa é a Sua imagem. Portanto, quando a Palavra de Deus nos diz que Deus criou o homem de acordo com Sua imagem, isso quer dizer que em acréscimo ao corpo e alma o homem também tinha isso que é a imagem de Deus, i.e., o espírito. A fim de entender melhor o uso da frase “à sua imagem” na passagem crítica acima, vejamos outro lugar onde esta frase ocorre.

Gênesis 5:1-3
“Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete."

Esta passagem diz que Adão gerou um filho “à sua semelhança, conforme a sua imagem”. O que isto significa? Isto significa que como era Adão, assim seu filho era, i.e., como Adão tinha mãos, então Sete tinha mãos. Conforme Adão tinha pés, assim Sete tinha pés, etc. Conforme Adão era corpo e alma, assim Sete era corpo e alma. De forma similar, quando a Palavra diz que Deus criou o homem “à sua imagem”, “à semelhança de Deus”, o que isso quer dizer é que, conforme Deus é, assim Adão era. Deus não é carne. Ele não tem pés, mãos, cabeça. “Ele é Espírito” Assim como Deus é espírito, Adão tinha espírito. Alguém poderia perguntar, por que Deus fez Adão separado de corpo, alma e espírito também? A simples razão é que sem espírito Adão não podia se comunicar com Deus, que é espírito. Deus sendo espírito, não pode se comunicar com o corpo e a alma. Eles são coisas diferentes. Você sabe, você não pode receber as mensagem de uma estação de rádio a menos que você tenha um receptor de rádio. Você pode ter uma máquina de lavar. Mas o fato de que você tem uma máquina de lavar não torna possível para você receber as mensagens de uma estação de rádio. Você precisa de um receptor de rádio. De maneira similar, Deus é espírito, e, para comunicar com Ele você deve ter espírito. O corpo e a alma são suficientes para coisas dos cinco sentidos. Mas quando se chega às coisas de Deus, o que você precisa é de espírito. Esta verdade é também explicada em 1 Coríntios 2:14:

“Ora, o homem natural [psuchikos em grego] não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e nem pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Nesta passagem, a palavra traduzida “natural” é o adjetivo grego “psuchikos”, que vem do substantivo “psuchi”, que significa alma. Então, psuchikos significa “um homem alma”, i.e., um homem com corpo e alma somente2. De acordo com essa passagem um homem que é somente corpo e alma “não compreende as coisas do Espírito de Deus”. Como foi dito acima para compreender “as coisas do espírito de Deus”, para comunicar-se com Deus você precisa do receptor, i.e., do espírito. Essa é a razão da passagem dizer: “e (o homem de corpo e alma) não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” É impossível para o homem de corpo e alma saber as coisas de Deus pela simples razão de que tais coisas têm a ver com o espírito, "elas se discernem espiritualmente", e desde que lhe falta o espírito, ele não pode conhecê-las.

Resumindo tudo o que se disse acima, Adão tinha corpo, formado da poeira do chão, alma que dá vida para o corpo e espírito para comunicar com Deus. Ele era corpo, alma e espírito. Tendo estabelecido isso, não há questão alguma sobre o que aconteceu no dia em que Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus havia dito a eles que no dia que eles comessem desse fruto, eles certamente morreriam. Tendo em mente que a morte significa a ausência de uma forma de vida, podemos agora ver o que morreu naquele dia. Adão era corpo, alma e espírito, e seu corpo morreu muitos anos após o dia que ele comeu. Agora, desde que sem uma alma um corpo não tem vida, Adão tinha corpo e alma ainda depois que ele comeu daquela árvore. Por outro lado, uma vez que Deus está sempre correto no que Ele diz, alguma coisa tinha que morrer naquele dia. Uma vez que Adão era corpo, alma e espírito antes que comesse, e uma vez que, como vimos, ele continuou a ter corpo e alma depois que ele comeu, o que foi perdido para ele naquele dia foi o espírito que Deus lhe dera. Ele continuou a ter corpo e alma, mas ele não tinha espírito. O espírito partiu dele e isto foi a morte para ele desde o espírito, uma forma de vida que ele tinha antes de comer não mais existia.

Você sabe o quão claramente a Bíblia estabelece as coisas quando você deixa que ela interprete por si própria. Foi na verdade esta perda de espírito que foi restaurada no dia de Pentecostes, onde o espírito santo tornou-se disponível, de forma que hoje, depois de acreditar em Jesus Cristo, você é novamente corpo, alma e espírito. Essa é a razão porque então Paulo, e 1 Tessalonicenses 5:23 diz:

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

Nós, agora, depois de acreditar no Senhor Jesus Cristo e em Sua ressurreição, e compreender o dom do espírito santo, não somos mais somente corpo e alma, mas corpo, alma e espírito.

Anastasios Kioulachoglou

Português: Fabricia Lucena, Giulia Silva (Christian-translation.com)