Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2945 votos)



ONLINE
1





http://www.comcms.com.br/

INQUISIÇÃO CATOLICA

 

 

A Inquisição era um tribunal eclesiástico destinado a defender a fé católica: vigiava, perseguia e condenava aqueles que fossem suspeitos de praticar outras religiões. Exercia também uma severa vigilância sobre o comportamento moral dos fiéis e censurava toda a produção cultural bem como resistia fortemente a todas as inovações científicas. Na verdade, a Igreja receava que as ideias inovadoras conduzissem os crentes à dúvida religiosa e à contestação da autoridade  do Papa.

As novas propostas filosóficas ou científicas eram, geralmente, olhadas com desconfiança pela Inquisição que submetia a um regime de censura prévia todas as obras a publicar, criando o Index, catálogo de livros cuja leitura era proibida aos católicos, sob pena de excomunhão.

As pessoas viviam amedrontadas e sabiam que podiam ser denunciadas a qualquer momento sem que houvesse necessariamente razão para isso. Quando alguém era denunciado, levavam-no preso e, muitas vezes, era torturado até confessar. Alguns dos suspeitos chegavam a confessar-se culpados só para acabar com a tortura. No caso do acusado não se mostrar arrependido ou de ser reincidente, era condenado, em cerimónias chamadas autos-da-fé, a morrer na fogueira.

 

Execução de condenados pela Inquisição, no Terreiro do Paço, em Lisboa (séc. XVIII)

 

Defendendo a Igreja Católica as concepções geocêntricas, por as considerar mais de acordo com as Sagradas Escrituras, opôs-se totalmente à teoria heliocêntrica de Copérnico que Galileu defendeu, impondo-lhe silêncio sobre as suas opiniões. 

Por isso, a publicação do livro Diálogo sobre os Dois Maiores Sistemas do Mundo custou a Galileu a instauração de um processo pela Inquisição na sequência do qual ele foi obrigado a negar as suas convicções.

 

 

O Processo de Galileu


"Nós, os cardeais da Santa Igreja Romana, pela graça de Deus, tendo sido nomeados inquisidores-gerais da Santa Fé Católica, verificámos que tu, Galileu, filho de Vicente Galilei, florentino, de 70 anos de idade, já no ano de 1613 foste denunciado a este tribunal do Santo Ofício, em virtude de considerares verdadeira a falsa doutrina de que o Sol é o centro do mundo; e de aceitares a ideia de que a Terra não está imóvel [...].
Tendo os teólogos e doutores considerado estas teorias absurdas e erróneas [...] e tendo nós constatado que, depois de teres sido advertido, publicaste em Florença um livro intitulado Diálogo dos Dois Sistemas do Mundo, de Ptolomeu  e de Copérnico, no qual continuas a defender as mesmas opiniões [...], declaramos-te, Galileu, fortemente suspeito de heresia. Deverás renegar publicamente as tuas teorias, contrárias aos ensinamentos da Igreja; e ordenamos que o referido Diálogo seja proibido e tu próprio aprisionado nos cárceres do Santo Ofício, ficando à nossa ordem."                                                                          [Processo de Galileu)

 



_

 

__________________________________________________________________________


        Há mais de 400 anos, a vida na Europa era muito diferente da actual. A maioria das pessoas trabalhava na agricultura. Eram poucas as crianças que íam à escola. Os livros eram raros e 
muito caros, geralmente escritos em latim, a língua dos sábios e da Igreja. 


 

        Foi nesse mundo que Galileu nasceu, mais exactamente, a 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa, no noroeste da Itália, filho de Vicenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Do seu pai, aristocrata arruinado que se dedicava ao comércio numa loja de panos, herdou um grande gosto pela música e uma enorme aptidão para a matemática; da sua mãe, um carácter colérico que lhe trouxe alguns dissabores quando adulto.

 Em 1574, a sua família mudou-se para Florença e Galileu foi estudar para o Mosteiro de Camaldolese, na cidade vizinha de Vallombrosa, ingressando depois, com dezassete anos, na Universidade de Pisa, para estudar Medicina, tendo lá permanecido quatro anos.

Cedo, porém, abandonou a carreira médica para se dedicar ao estudo da física, da astronomia e da matemática. Aos 25 anos foi nomeado professor de Matemática da Universidade de Pisa, tendo-se mudado mais tarde para a Universidade de Pádua.

As suas descobertas científicas foram-se sucedendo, sem parar. De entre elas queremos salientar, pela sua importância, as leis do pênduloa lei da queda dos corpos e as invenções dotermoscópio e do telescópio. Com este último instrumento, Galileu observou as crateras da Lua, as manchas solares, as fases de Vénus e descobriu quatro satélites de Júpiter. Foram as suas observações astronómicas que o levaram à demonstração da teoria de Copérnico que afirmava que a Terra girava em torno do Sol. 

Mas esta posição trouxe-lhe as primeiras divergências com a Igreja que defendia a teoria de que a Terra era o centro do mundo, girando o Sol em seu redor. Galileu era, nesta altura, por volta de 1616, o primeiro matemático da corte e foi obrigado a não divulgar as suas convicções sobre este assunto.

No entanto, Galileu não resistiu muito tempo a esta pressão e, em 1632, apresentou aquela que se tornou a sua obra mais famosa, o Diálogo sobre os dois sistemas do mundo, onde defendia a teoria do heliocentrismo. Esta tomada de posição custou-lhe um processo que lhe foi movido pela Inquisição e que o obrigou a desdizer-se publicamente, com 70 anos de idade, sob pena de morrer queimado na fogueira como herege. 

Segundo a lenda, no momento da negação, Galileu terá murmurado: "E, no entanto, ela move-se".

Na sequência destes acontecimentos, a sua obra foi proibida e Galileu foi obrigado a retirar-se para uma herdade de que era proprietário. Apesar de estar proibido de contactar com o exterior, ali continuou os seus trabalhos e escreveu uma das suas obras mais importantes, Discurso sobre duas novas ciências que, só por si, faz com que Galileu seja considerado o fundador da física experimental.

Morreu cego com setenta e oito anos, em 1642, ano em que nasce um seu grande sucessor, Isaac Newton.

 

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis