Translate this Page

Rating: 2.5/5 (696 votos)



ONLINE
6





http://www.comcms.com.br/


O crucifixo,usar ou adorar ou expor é pecado?

O crucifixo,usar ou adorar ou expor é pecado?

 

O crucifixo, popularmente conhecido, com ou sem Jesus crucificado, em correntinhas, medalhas, folhetos, altares, púlpitos de igrejas evangélicas, católicas ou qualquer outra manifestação de crença, feitos de qualquer tipo de material (madeira, metal, papel ...), independente do tamanho, o que significa diante da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus? É certo "fazer oração aos pés da cruz"?

 


Resposta: Primeiro, necessário saber o significado da expressão "imagem": 
- Dicionário Michaelis: Representação de uma pessoa ou coisa, obtida por meio de desenho, gravura ou escultura. Representação mental de qualquer forma (objeto, impressão, lembrança etc.). 
- Pequena Enciclopédia Bíblica: Representação de alguma coisa por desenho, pintura, escultura, etc...

A Palavra de Deus diz que não devemos fazer imagens de escultura como objeto de culto, adoração e reverência. 
Independente do tamanho, um crucifixo com ou sem uma imagem de Jesus ali é uma "imagem de escultura". 
O crucifixo se torna diretamente um objeto de/para culto.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: 
Livro do Êxodo, capítulo 20, versículos 4, 5 e 6 diz: 
"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas e nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. E faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos."

Livro de Números, capítulo 33, versículo 52, diz: 
"Lançareis fora todos os moradores da terra diante de vós, e detruirei todas as suas figuras; também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos."

Livro de Deuteronômio, capítulo 4, versículos 16, 17, 18 e 19, diz: 
"Para que não vos corrompais, e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de macho ou de fêmea. Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alígera que voa pelos céus; Figura de algum animal que anda de rastos sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; E não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. Mas o Senhor vos tomou, e vos tirou do forno de ferro do Egito, para que lhe sejais por povo hereditário, como neste dia se vê."

Livro dos Salmos, capítulo 97, verso 7, diz: 
"Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos inúteis; prostrai-vos diante dele, todos os deuses."

Livro do profeta Isaías, capítulo 41, versículo 29, diz: 
"Eis que todos são *vaidade; as suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e nada." 

* Vaidade: Dicionário Michaelis: Qualidade do que é vão, instável ou de pouca duração. Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros. Coisa vã, fútil, sem sentido.

Livro do profeta Isaías, capítulo 44, versículo 9, diz: 
"Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo, e suas mesmas testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos."

Livro do profeta Isaías, capítulo 48, versículo 5, diz: 
"Por isso te anunciei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez essas coisas, ou a minha imagem de escultura, ou a minha imagem de fundição as mandou."

Livro do profeta Jeremias, capítulo 8, versículo 19, diz: 
"Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota: Não está o Senhor em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram a ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?"

Concluindo: 
Em si mesmo, o objeto não tem valor algum, pois, o Deus vivo e nosso Senhor Jesus são adorados em Espírito e em verdade. Não vemos e cremos, vemos e cremos por fé e não por vista. A fé é dom de Deus.
A Palavra de Deus, assim, de modo objetivo e, não permitindo qualquer divagação teológica, condena o uso, culto, adoração e reverência ao "crucifixo com ou sem Jesus".
O crucifixo é objeto de idolatria por uma falsa fé, falsa adoração e falsa referência. 

Para aqueles que renasceram em Cristo, praticar tal ato é pecar, conforme a Bíblia diz e condena.
O nosso Jesus Cristo, O Verdadeiro, não está mais na cruz e nem debaixo da terra e nem morto... "ELE RESSUSCITOU!".


Uma pausa ... 
Vem ao meu entendimento uma visão de algumas fotografias que tinha "antes de Cristo". ( Quando recebi A VIDA, queimei tudo... )
 
Fotografias do tempo do pecado, sem Deus Pai e sem Jesus. Miserável e perdido pecador. 
Mas, um dia eu renasci, nasci de novo em Jesus Cristo.
 
Pergunta: Que sentido essas fotografias se estivessem guardadas ainda? Haveria alguma boa lembrança delas? Haveria alguma glória nelas? Teria saudades delas e "do que fazia no tempo delas"?
 
NÃÃÃOO! Eu ressuscitei em Jesus Cristo. Eu estava morto. Essas fotos não possuem mais nenhum valor. Na foto está alguém que estava morto. A foto GRAVA o tempo do morto, queAGORA está vivo.
 
As fotos do velho homem vão para o lixo. O velho homem não existe mais. Agora existe um que nasceu de novo e vive para a glória de Deus, aleluias.
 
Se eu continuar olhando para a cruz eu vejo a morte, mas, se eu olhar para os céus, assim como Estevão viu, eu vejo o Mestre Senhor Jesus, à destra de Deus Pai, vivo... vivo... vivo... aleluias, sinto muita virtude e presença de Deus aqui neste momento, aleluias!
 
O crente não ora aos pés da cruz, tem até uma música muito conhecida, que, quando eu ainda não tinha entendimento, "quase que gostava", mas o Espírito Santo, por mais "bonitinha e emocional" que fosse, tentava me mostrar que algo estava muito errado na letra, até que entendi. A letra diz:
 
 
"E mesmo quando eu chorar 
As minhas lágrimas serão 
Para regar a minha fé 
E consolar meu coração 
Pois o que chora aos pés da cruz 
Clamando em nome de Jesus 
Alcançará de Ti Senhor 
Misericórdia, Graça e luz."
 
 
É erro e pecado falar que faz isso, mas, o crente ora aos pés de Jesus, que está vivo! VIVO! Volte ao tempo de Cristo e após a ressurreição. Nenhum dos seus discípulos ficaram aos pés da cruz, ajoelhados ou em pé, orando e clamando por Jesus.
 
Não é ali onde Jesus está! Não é ali o local onde você vai encontrar Jesus, nem por imaginação ou sentido figurado.
 
Aquele que não crê na plenitude da ressurreição ou é seduzido e sugestionado por doutrinas de engano, olha para a cruz e,AINDA, conseguem ver Jesus ali!
 
Pergunto: E se Jesus morresse enforcado? Pisoteado? Esfaqueado? Apedrejado? Faria o mesmo como a cruz?
 
Por que você vai andar com um símbolo que significa "maldição"? 
Não confundir com a interpretação de "tomar a sua cruz e seguir Jesus". (Mateus 10:38)
 
Os que carregam crucifixos jamais saberão o real significado das Palavras do Mestre Jesus em Mateus 16:24, que diz: 
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me."