CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2923 votos)



ONLINE
2





http://www.comcms.com.br/

OS DOIS PASTORES

 

No capítulo 10 do Evangelho do Apóstolo João, o Senhor evidencia a existência de dois pastores, a saber:  O Bom Pastor das ovelhas, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e de outro pastor, ou melhor, pastores (líderes das comunidades religiosas), os quais o Senhor trata por mercenários, ladrões e salteadores, porque não tem cuidado das ovelhas, antes as extorquem e as submetem a servidão.

Nesta meditação,  você terá a grande oportunidade de identificar qual dos dois você serve ou segue como o seu pastor. Vamos meditar:

Disse Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o Pastor das ovelhas.

Nesta parábola, Cristo, descreve o perfil de dois pastores com funções, personalidades e comportamentos distintos, começa identificando-os: um é ladrão e salteador, o qual desvia-se da entrada principal do curral, e sobe por outra parte, como ladrão, entra por uma paralela, e o Grande Pastor das ovelhas que entra pela porta principal do curral, porque é Pastor e tem cuidado das suas ovelhas.

A este, o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome as suas ovelhas, e as traz para fora.   E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, por que conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos pastores estranhos.  As ovelhas de Cristo não seguem outro pastor, porque não identificam a sua voz.   

Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam, o que era que lhes dizia. Tornou pois Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta, se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Lamentavelmente, muitos não conseguem entender a linguagem do Senhor, preferindo andar após ladrões e salteadores, e  Ele  nos revela ser a porta de entrada da vida eterna, e diz: entrará e sairá e achará pastagens, e nos dá a liberdade plena pela aspersão do seu sangue na Cruz, e nos dá o alimento espiritual, o pão da vida, porque  Ele mesmo disse: "Quem de mim se alimenta por mim viverá . E disse mais ainda:  Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai, se não por mim.  

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir, eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor, dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge, e o lobo as arrebata e dispersa. Ora o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 

O Mestre descreve a postura dos dois pastores em relação as suas ovelhas. O mercenário é covarde, não tem zelo por suas ovelhas, mas o Bom Pastor deu a sua própria vida em sacrifício vivo, pelas suas ovelhas.  

O inimigo entra sorrateiramente, com astutas ciladas porque é ladrão e veio para matar, roubar e destruir, e aquele que não é pastor vê vir o lobo (satanás) e se acovarda, foge e deixa o seu rebanho a mercê do lobo.  

O Senhor assegura que, quem foge não é pastor, é mercenário, referindo literalmente a esses que só trabalham por dinheiro, os empresários da fé, que vivem extorquindo as ovelhas e não têm compromisso com o Altíssimo, e menos ainda com as suas ovelhas (seguidores), mas o Único e Fiel Pastor, dá a sua vida pelas suas ovelhas, e ninguém as arrebata da sua mão.  

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas minhas ovelhas.

O Bom pastor conhece as suas ovelhas, e das suas ovelhas é conhecido, porque suas ovelhas identificam a sua voz.

E você meu amado irmão, você conhece o Bom Pastor? Você é reconhecido como ovelha de Cristo,  Ele  tem ouvido a sua voz?

E você também tem ouvido a voz dele? Qual o seu grau de relacionamento com o Bom Pastor, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Qual a sua afinidade e experiência espiritual com Cristo. Você tem meditado sobre isso? Faça um balanço na sua vida espiritual certificar-se a que “pastor” está servindo. 

O Senhor, no seu infinito amor pelas suas ovelhas, adverte: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, também me convém agregar estas e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.  

O nosso Redentor assegura  que tem outras ovelhas, que ainda não estão no seu aprisco, e convém agregar, ajuntar as suas ovelhas que estão dispersas, que servem a outros pastores. Considere, a Palavra do Mestre,  Ele  disse que são ovelhas suas, mas estão em apriscos estranhos.

E você em que aprisco está? Está no aprisco do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ou no aprisco do mercenário e salteador? É a mesma colocação que "Ele" fez em Mateus 6:24 onde disse: Ninguém pode servir a dois senhores, ou há de amar a um e odiar a outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamon (quer dizer riqueza, bens materiais, vaidade, luxúria, prazeres da carne).  

Aqui o Senhor revela que, ninguém pode servir a dois pastores, porque se dedicar a um desprezará o outro. Ninguém pode servir ao Bom Pastor, o Messias, nosso Redentor, que veio buscar e salvar o homem que estava morto na maldição do pecado, e ao pastor mercenário ao mesmo tempo.  

E o nosso humilde aconselhamento é para que você reflita a quem está servindo, e venha para o aprisco de Cristo, porque Ele nos dá a certeza que haverá apenas um rebanho e um Pastor. Em que rebanho você deseja estar, e a que pastor você quer servir? 

Alguém irá contestar afirmando que um rebanho e um Pastor será só na vinda de Cristo, ou eternidade, mas isso é outro equívoco, lembre-se que Cristo disse que na vida vindoura seremos semelhantes aos anjos. Portanto a condição de ovelha é somente enquanto estivermos aqui.  

E em João 10.19, a Palavra narra que tornou pois, a haver divisão entre os judeus por causa dessas palavras.

E ainda hoje, essas palavras continuam fazendo divisão. Muitos não conseguem ouvir a voz do Sumo Pastor, ao invés de buscar a verdade, optam por viver na mentira, em cumplicidade com o pastor mercenário, e salteador. Preferem entrar pela porta espaçosa criada pelo mercenário e a submeter-se à doutrina de homens.  

Disse Jesus: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem (João 10.27).  

As ovelhas de Cristo ouvem a sua voz, porque  Ele as conhecem e suas ovelhas o seguem. De maneira nenhuma as ovelhas de Cristo seguem outro “pastor”, porque não o conhecem e não conseguem ouvir a sua voz.

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis