CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2923 votos)



ONLINE
3





http://www.comcms.com.br/

OFERTAS E SACRIFÍCIOS

 

 


Olah- Holocausto- este tipo de sacrifício corresponde a toda carne queimada sobre o altar do holocausto. A palavra holocausto vem do termo hebraico. Os holocaustos deveriam ser oferecidos a cada manhã e também ao cair da tarde. Nos dias comuns deveria ser oferecido apenas um cordeiro com um ano de idade, sem defeito, mas aos sábados, dois cordeiros deveriam ser oferecidos pela manhã e outros dois à tarde. O ofertante colocava as mãos sobre o animal destinado ao sacrifício, reconhecendo nele o seu substituto. Um detalhe importante é que o próprio ofertante abatia o animal na presença dos sacerdotes, os quais aspergiam o seu sangue sobre o altar.

 
Minchah- Oferta de Cereal- Era o único sacrifício em que as carnes não estavam envolvidas. Era oferecido apenas farinha de trigo crua, grãos de cereais assados e bolos sem fermento. Todos os ingredientes eram oferecidos sobre o fogo com sal, óleo e incenso.O que sobrava era dos sacerdotes. Esta oferta era um tipo de "oferta de gratidão", uma vez que lembrava aos israelitas de sua passagem pelo deserto, onde houve grande escassez de alimentos, dos quais foram eles supridos por Deus através do maná, o pão que caia do céu. Era uma forma de gratidão a Deus.
 
Hattah- Oferta pelo Pecado- oferta sacrificial dada por um pecado específico com transferencia do pecado para o animal.
 
Asham- Oferta pela Culpa ou Transgressão- era um tipo de sacrifício envolvendo certos pecados, onde ficava patente que o dano causado carecia de uma retribuição. Ele é apresentado de duas maneiras: 
1) A transgressão envolvendo uma falta diante de Deus, na omissão em dar as "coisas santas ao Senhor" 
2) A transgressão de mandamentos e princípios dados pelo Senhor. – Neste caso, a defraudação era contra o semelhante.
O produto do roubo ou defraudação deveria ser compensado, antes mesmo do oferecimento de qualquer oferta a Deus.
 
Sh'lamim- Oferta Pacífica; de Paz ou de Comunhão- deveria acontecer de forma voluntária, quando o ofertante fosse movido pelo desejo de agradecer a Deus por algum motivo especial. Um animal macho ou fêmea deveria ser oferecido, mas sem qualquer mancha. Esta oferta era também chamada de "oferta da comunhão",  já que inspirava por parte do ofertante um relacionamento de comunhão com o Senhor.
 
Tenuphah- Oferta Alçada- peito e coxas do animal do sacrifício da oferta de paz eram movidos diante do Senhor e dados ao Sacerdote.
 
Zebhah Ned-Habhah- Oferta Voluntária- Oferta dada sem constrangimento de modo voluntário, livremente e com alegria.
 
Zebhah ha-todhah- Oferta de Gratidão- oferta dada em ação de graças a Deus pelas suas bênçãos e por sua provisão ao seu povo.
 
Zebhah nedher- Oferta Votiva- Estava ligada a oferta de paz, em cumprimento aos votos feitos a Deus pelo ofertante. O sacrifício tinha que ser com uma animal perfeito, sem defeitos. Ensina a santidade e a fidelidade dos votos.
 
Kaphar- Oferta de Expiação- todos os homens de vinte anos para cima, tinham que dar meio siclo ou seis gramas como oferta ao Senhor
 
Nesekh- Oferta dos Primeiros Frutos ou Primícias- a primeira de todas as colheitas e o primogênito do rebanho eram ofertados a Deus.
 
Curiosidades: 
O ofertante ou o sacerdote matava o animal, cortando as artérias do pescoço. 
* O sacerdote borrifava um pouco do sangue nos lados do altar.
* O sacerdote tirava o couro, que ficava para ele.
* Aí cortava o animal em pedaços e os colocava sobre a lenha do altar.
* A carne era toda queimada ou só uma parte dela, conforme o tipo do sacrifício.
* Depois do sacrifício pacífico havia uma refeição comum, em que o sacerdote e o ofertante comiam parte da carne do animal.
Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis