CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 2.6/5 (266 votos)



ONLINE
3





http://www.comcms.com.br/

Homenagem a antepassados

    

 

Definição: A prática de honrar e venerar antepassados mortos (cerimonialmente ou de outra forma) na crença de que estão conscientes num domínio invisível e podem ajudar ou prejudicar os vivos, devendo, por conseguinte, ser aplacados. Não é ensinamento bíblico.

Sabem os antepassados falecidos o que os vivos fazem, e podem esses antepassados ajudar os vivos? 
Ecl. 9:5: "Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada." 
Jó 14:10, 21: "O homem terreno expira, e onde está ele? Seus filhos são honrados, mas ele não o sabe." 
Sal. 49:10, 17-19: "Até mesmo os sábios morrem, o estúpido e o irracional perecem juntamente, e têm de deixar a outros seus meios de subsistência . . . Na sua morte não pode levar nada consigo; sua glória não descerá junto com ele. . . . Sua alma chega por fim apenas até a geração de seus antepassados. Nunca mais verão a luz." 
Não é verdade que o alimento depositado sobre um altar ou sobre um túmulo permanece intacto? Não indica isso que os mortos não podem tirar proveito dele? 
Veja também o tópico geral "Espiritismo".

Há motivo de temor de que nossos antepassados mortos nos façam algum mal? 
Ecl. 9:5, 6: "[Quanto aos] mortos, . . . seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol."

Há uma parte espiritual da pessoa, que sobrevive à morte do corpo? 
Eze.18:4: "Eis que todas as almas  a mim me pertencem. Como a alma do pai, assim também a alma do filho  a mim me pertencem. A alma que pecar  ela é que morrerá." (Também o versículo 20 de Eze.18.) 
Sal. 146:3, 4: "Não confieis nos nobres, nem no filho do homem terreno . . . Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos." 
Nem os cientistas nem os cirurgiões encontram evidência de uma parte consciente e viva nos humanos que sobreviva ao morrer o corpo.

Prefere você que seus filhos e netos lhe mostrem respeito e amor enquanto vive, ou que realizem rituais junto ao seu túmulo após a sua morte? 
Efé. 6:2, 3: "Honra a teu pai e a tua mãe", que é o primeiro mandado com promessa: "Para que te vá bem e perdures por longo tempo na terra." (Os filhos educados nos princípios bíblicos mostram tal honra e proporcionam alegria ao coração de seus pais enquanto estes estão vivos.) 
Pro. 23:22: "Escuta teu pai que causou o teu nascimento e não desprezes a tua mãe só porque ela envelheceu." 
1 Tim. 5:4: "Se alguma viúva tiver filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a praticar a devoção piedosa na sua própria família e a estar pagando a devida compensação aos seus pais e avós, pois isto é aceitável à vista de Deus."

Quando os médiuns espíritas afirmam transmitir mensagens da parte dos mortos, donde na realidade procedem estas mensagens? 
Isa. 8:19: "Caso vos digam: 'Recorrei aos médiuns espíritas ou aos que têm espírito de predição, que chilram e fazem pronunciações em voz baixa', não é a seu Deus que qualquer povo devia recorrer? Acaso se deve recorrer a pessoas mortas a favor de pessoas vivas?" (Será que Deus nos advertiria contra tal prática se ela realmente nos pusesse em contato com nossos entes queridos?) 
Atos 16:16: "Quando íamos para o lugar de oração, veio-nos ao encontro certa serva com um espírito, um demônio de adivinhação. Ela costumava fornecer muito ganho aos seus amos por praticar a arte do vaticínio." 
Veja também "Espiritismo".

A quem devemos prestar adoração? 
Luc. 4:8: "Jesus disse-lhe: 'Está escrito: "É ao Senhor, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado." 
João 4:23, 24: "Vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem. Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade."

Que esperança há de uma reunião futura de membros de famílias, incluindo os que já morreram? 
João 5:28, 29: "Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento."

Criar um Site Grátis Incrível | Criar Loja online Grátis | Sites Grátis | Criar Loja Virtual Grátis | Hospedagem de Sites