CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2966 votos)



ONLINE
10





http://www.comcms.com.br/

A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS

24-12-2012

A Data do Nascimento de Jesus

 


Obs: No final do estudo estão os textos Bíblicos relevantes e um estudo no calendário judaico.
Muito embora, durante muito tempo, as afirmações da Igreja Romana tenham sido colocadas de tal forma que ninguém as poderia questionar, o fato é que sempre houve quem as questionasse, em locais e/ou períodos onde a censura da Igreja era menor.
Uma das afirmações mais questionadas sempre foi a data escolhida para comemorar o nascimento de Jesus, fato é que até os dias de hoje Igrejas das linhas ortodoxas e orientais comemoram o nascimento de Jesus em outra data.

A escolha do dia 25 de Dezembro tem tido muitas explicações, algumas baseadas em costumes e datas comemorativas dos romanos, e outras dos mais variados tipos.
Para os que se propõe a ser estudiosos daBíbliaa dúvida quanto essa data é um fato constrangedor, pois a Bíblia dá elementos suficientes para que possamos saber a data próxima do nascimento de Jesus, que como veremos nunca poderia ter sido no final de dezembro, e se partimos do principio de que o que ocorre no velho concerto é uma figura do que iria acontecer no novo concerto, podemos chegar a datas muito exatas as quais nos podem deixar muito surpresos.

Devemos levar em conta que:
1 -Seguramente determinar a data do nascimento de Jesus é irrelevante, pois se a Bíblia não informa é porque não haveria necessidade disso.
2 -Podemos até comemorar o nascimento de Jesus em qualquer dia, mas sempre lembrando que tal dia nunca foi um dia santificado por Deus.
3 -Outro fato interessante é que a Bíblia sempre refere a época em que alguém foi concebido, e nunca a data do nascimento.

PONTO DE PARTIDA PARA O ESTUDO
1 - A ESCALA SACERDOTAL
2 - O SACERDOTE ZACARIAS (ORDEM DE ABIAS)
3 - A CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA.

LEIAMOS INICIALMENTE OS TEXTOS:
Lucas 1:5 ; 1:8; 1:23; 1:24;
I Crônicas 24:1-4 .
I crônicas 9:25 .
II Crônicas 23:8
II Crônicas: 24: 7-19

A Palavra de Deus nos informa claramente em que ocasião Zacarias (da ordem de ABIAS) estava no Templo e nos informa que João Batista foi concebido logo em seguida.
A Bíblia nos ensina que havia uma escala para os sacerdotes, e como essa escala deveria ser cumprida. Encontramos essa escala e seu funcionamento nos livros das Crônicas.
Note-se que havia também serviços fora da escala os quais ocorriam nas grandes festas (Deuteronômio 16:16).
Durante as grandes festas todos os oficiais do templo estavam em serviço em razão do grande afluxo de gente.

Eram elas :
1- A Páscoa – 3a semana do ano;
2- Pentecostes 9a semana do ano.
3- Cabanas no mês de Tishri (15 do mês).

DENTRO DO CALENDÁRIO JUDEU TEMOS QUE:
O Calendário religioso Judeu começa na primavera no mês de Nissan, e a 1a escala pertencia à família de Jehoarib, a qual deveria servir por sete dias.
A segunda semana estaria sob a responsabilidade da família de Jedaiah.
A terceira semana é a festa dos pães asmos, e todos os oficiais estariam presentes ao serviço.
A quarta semana seria da 3a familia, Harim
A quinta semana seria da 4a família, Seorim
A sexta semana seria da 5a família, Malchijah
A sétima semana seria da 6a família, Mijamim
A oitava semana seria da 7a família, Hakkos

A NONA SEMANA É A FESTA DO PENTECOSTES.
A décima semana era da 8a família, ABIAS ( ABIAH),
Na época do nascimento de Jesus o sacerdote dessa ordem era Zacarias.
Dessa forma os escalados se sucediam obedecendo à norma estabelecida, em um ano cada família era responsável por duas escalas.
Este estudo assumirá que a escala de Zacarias se deu na 10a semana (1a escala da ordem de Abias).
Se fizermos este mesmo estudo partindo da segunda escala, veremos que da mesma forma o nascimento de Jesus não seria em dezembro e deveria ter ocorrido em Março.
Seguramente é possível opor questionamentos a detalhes deste estudo, porém com base bíblica nenhum estudo levara a dezembro como quer a Igreja Romana.

A CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA
Nosso estudo usara os anos 6; 5 e 4 a.C. para análise, por serem historicamente os mais viáveis, mas qualquer que seja o ano usado nesse entorno mostrara que o nascimento de Jesus não poderia ter sido em 25 de Dezembro.

A escolha desse ano parte do fato conhecido historicamente de que Herodes morreu no ano 4 aC e que a Bíblia claramente informa os fatos que ocorreram enquanto Herodes estava vivo.
No ano - 6, (3755) o período de trabalho de Zacarias no templo (1a escala da ordem de Abiah) começaria no décimo sábado do ano ou seja o primeiro sábado do terceiro mês, SIVAN (Maio-Junho) e iria até a sexta feira seguinte (inclusive).

Tendo completado o seu serviço ao terminar o sexto dia Zacarias passou o serviço para o sacerdote da ordem seguinte que iniciaria a partir do 2o sábado de sivan.
A Bíblia diz que Zacarias voltou para sua casa e então sua mulher concebeu o filho que viria a se chamar João (Batista). (Lucas 1:24).
Logo concluímos que João deve ter sido concebido logo após o segundo sábado do mês de Sivan.

ESSE É O PONTO DE PARTIDA PARA O NOSSO ESTUDO.

A CONCEPÇÃO DE JESUS
O Texto de Lucas nos informa que Maria concebeu no sexto mês da gravidez de Isabel. Lucas 1: 26-27.
Não podemos esquecer que:
1 - O calendário judaico é lunar,
2 - O período de gestação humana é de 280 dias,
Na posse de um calendário judaico (no final do estudo temos um com esse período) é fácil contar 177 dias (seis meses lunares de 29,5 dias) a partir da concepção de João Batista (no mês de Sivan) para chegarmos a concepção de Jesus no final do mês de Kislev (nov./dez).
É interessante notar que Jesus teria sido concebido no Inverno, na festa das luzes. JESUS A LUZ DO MUNDO, foi concebido na festa das luzes, seria mera coincidência?

O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA
Contando-se 280 dias a partir do terceiro sábado de Sivan, chegamos ao nascimento de João Batista, que nasce no mês de Nissan durante os festejos da páscoa.
É importante notar que os Judeus esperam o retorno de ELIAS por ocasião da páscoa, e até costumam deixar uma cadeira vazia a mesa para receber Elias.
Jesus nos disse que João Batista era o Elias esperado, e Elias (João Batista) nasceu na data que todos esperavam – a páscoa.
Malaquias 4:5 “Eu mandarei o profeta Elias antes da vinda do grande dia do Senhor.”
Veja-se Mateus 17:10 –13.

O NASCIMENTO DE JESUS
Jesus foi concebido seis meses depois de João Batista.
A data do nascimento de João Batista pode ser bem estabelecida em torno de 15 de Nissan
Acrescentando-se seis meses ao nascimento de João chegamos ao Nascimento de Jesus no mês de Tishri (set-out) ou ainda contando-se 280 dias a partir da concepção de Jesus chegaremos na mesma data.
E o que é que temos de especial nesse período do mês de Tishri?
Temos ai A FESTA DAS CABANAS E O DIA DO PERDÃO (Purificação do Santuário).
Tudo leva a crer que JESUS, que veio trazer o perdão dos Pecados tenha nascido então no DIA DO PERDÃO!

ARGUMENTO ACESSÓRIO – OS PASTORES
A Bíblia nos informa que os pastores estavam no campo, Lucas 2:8.
Sabemos que o mês de dezembro e mais particularmente o dia 25 de dezembro é o solstício de inverno naquela região , ou seja é a noite mais longa do ano, e a mais fria.
Logo em 25 de dezembro nunca haveria pastores no campo, e nunca poderia ser o nascimento de Jesus.
Anexo vai o calendário Judaico de dois anos anteriores a morte de Herodes em 4 aC.
Uma analise das datas nos permitira ficar mais convictos das conclusões deste estudo.

CONCLUSÕES FINAIS

Seguramente Jesus não Nasceu no dia 25 de Dezembro.
O mês mais provável é o mês de Tishri e o dia poderia ser o dia 10 de Tishri
No nosso calendário a época seria no mês de Setembro/outubro, ou ainda antes se ocorresse um Ano de treze meses (Adar 2).
Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis