Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (699 votos)



ONLINE
1





http://www.comcms.com.br/


FAÇA O BEM SECRETAMENTE

FAÇA O BEM SECRETAMENTE


19-12-2012

Faça o bem secretamente

 

 

“Gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens” (Mateus 6:5).

 

Esta é a definição prática de hipocrisia: “ser visto pelos homens”. A palavra grega para hipócrita, hypokrités, originalmente significava “ator”. Os atores do primeiro século usavam máscaras. Um hipócrita, portanto, é alguém que coloca uma máscara, um rosto falso.

 

Jesus não disse, “Não façam boas obras”. Nem instruiu, “Não deixe que suas obras sejam vistas”. Nós devemos fazer boas obras, e algumas obras, tais como benevolência ou ensino, devem ser vistas para terem impacto. Então sejamos claros. Fazer uma coisa boa é uma coisa boa. Fazer o bem para ser visto não é. Na verdade, fazer o bem para ser visto é uma ofensa grave. Aqui está por que.

 

A hipocrisia afasta as pessoas de Deus. Quando as almas ávidas por Deus entram em uma congregação de aspirantes a superastros, o que acontece? Quando os que procuram Deus vêem cantores pomposos como artistas de Las Vegas... Quando eles ouvem o pregador – um homem de cabelo, roupas e palavras polidas – atuar para a multidão e excluir Deus... Quando os outros participantes se vestem para serem vistos e fazem muito dos seus dons e ofertas...

 

Quando as pessoas entram em uma igreja para ver Deus, mas não conseguem ver Deus por causa da igreja, não pense nem por um segundo que Deus não reage. “Tomem cuidado especialmente quando tentarem ser bons para que vocês não façam disso uma apresentação teatral. Talvez seja uma boa cena, mas o Deus que fez vocês não estará aplaudindo” (Mateus 6:1 MSG).

 

A hipocrisia afasta as pessoas de Deus. Então Deus tem uma política de não tolerância. Deixe que os corpos frios e sem vida do casal fraudulento publiquem seu aviso intencional. Vamos levar a hipocrisia tão a sério como Deus a leva. Como nós podemos?

 

Não espere créditos pelas boas ações. Nenhum. Se ninguém notar, você não fica desapontado. Se alguém notar, você dá o crédito a Deus. Faça esta pergunta a você mesmo: se ninguém soubesse do bem que faço, mesmo assim eu o faria? Se não, você o está fazendo para ser visto pelas pessoas.

    

Dê doações financeiras em segredo. O dinheiro mexe com o falso dentro de nós. Nós gostamos de ser vistos ganhando-o. E nós gostamos de ser vistos dando-o. Então “quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita” (Mateus 6:3).

    

Não finja espiritualidade. Quando você for à igreja, não escolha um assento apenas para ser visto ou cante apenas para ser ouvido. Se você levantar suas mãos em adoração, levante mãos santas, não mãos chamativas. Quando você falar, não falsifique o seu vocabulário com expressões religiosas modernas. Nada enjoa mais do que um “Louve ao Senhor” falso, um “Aleluia” superficial ou um “Glória seja a Deus” fingido.

 

Não faça da sua fé uma apresentação teatral. “Olhem para mim! Olhem para mim!” é um grito usado no parquinho, não no reino de Deus. Silencie as trombetas. Cancele o desfile. Chega de mencionar nomes. Se os elogios vierem, educadamente devie-os antes que você acredite neles. Destrua o desejo de ser notado. Desperte o desejo de servir a Deus.

 

Preste atenção no conselho de Cristo: “Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!” (Mateus 23:26 NTLH). Coloque foco na parte de dentro e a parte de fora cuidará de si mesma. Coloque os seus motivos diante de Deus a cada dia, a cada hora. “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23-24 NTLH).

 

Faça coisas boas. Apenas não as faça para ser notado. Você pode ser bom demais para seu próprio bem, você sabe.

 

“Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará” (Mateus 6:3-4).

 

Traduzido por: Cynthia Almeida