CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2937 votos)



ONLINE
3





http://www.comcms.com.br/

EVA NÃO NASCEU DA COSTELA DE ADÃO?

Eva não Nasceu da Costela de Adão.

 


Tenho um post aqui sobre Eva não Nasceu da Costela de Adão,( veja aqui), e gerou uma certa polemica, e resolvi estudar e descobri algo mais. lembre-se o judeu não ver o casamento como agente ver.
e foi assim que resolvi lhe mostrar outra visão da criação.

Para entender a criação, vai ter que entender o casamento. ai estar a chave para entender a criação.Andei   estudando os originais e encontrei algo diferente do que estamos  acostumados a ouvir, não acredito que eva foi feita não da costela e sim do lado (metade), para você ver isso tem que compreender o verdadeiro significado do casamento. Vamos a ele:

A instituição divina do casamento está registrada em Gênesis. “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:23-24). Deus criou o homem e depois fez a mulher do “osso de seu osso”. O processo, como registrado, nos diz que Deus tomou uma das “costelas” de Adão (Gênesis 2:21-22). A palavra hebraica literalmente significa “o lado de uma pessoa”.



Por isto, Eva foi tomada do “lado” de Adão e é a seu lado que deve ficar. “E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea” (Gênesis 2:20). As palavras “ajudadora idônea” são a mesma palavra hebraica. A palavra é “ezer” e vem de uma palavra-raiz primitiva que significa ficar à volta, proteger ou auxiliar, ajudar, ajudador, assistir. Por tal razão, significa ajudar, assistir ou auxiliar. Eva foi criada para ficar ao lado de Adão como sua “outra metade”, para ser seu auxílio e sua ajuda. Um homem e uma mulher, quando se casam, se tornam “uma só carne”. O Novo Testamento adiciona um aviso a esta “unidade”: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6).


 

De fato a palavra hebraica tzala' significa apenas "lado". No texto não fica claro o que é exatamente esse "lado" que Deus tirou de Adão. Presume-se que seja uma referência à sua costela uma vez que a palavra tzeleah, da mesma raiz que tsala', signifique "curvar (a costela tem o formato curvo)".


Também é possível que o autor do texto quisesse apenas brincar com as palavras tzala' (lado), tzelah (queda) e tzelem (imagem de Deus).



Todas as ocorrências da palavra tzala e suas variantes:


Gên_2:21; Gên_2:22; Êxo_25:12; Êxo_25:14; Êxo_26:20; Êxo_26:26; Êxo_26:27; Êxo_26:35; Êxo_27:7; Êxo_30:4; Êxo_36:25; Êxo_36:31; Êxo_36:32; Êxo_37:3; Êxo_37:5; Êxo_37:27; Êxo_38:7; 2Sm_16:13; 1Rs_6:5; 1Rs_6:8; 1Rs_6:15; 1Rs_6:16; 1Rs_6:34; 1Rs_7:3; Jó _18:12; Jer_20:10; Eze_41:5; Eze_41:6; Eze_41:7; Eze_41:8; Eze_41:9; Eze_41:11; Eze_41:26;


Veja bem, se a palavra tzala quer dizer costela, porque nas outras referencias da mesma em toda a bíblia não diz a mesma coisa e sim lado e metade.




Mas tem algo mais, então vamos lá.


A primeira expressão “homem” aqui não se refere a Adão como pessoa. Adam, no hebraico, pode significar “ser vermelho”, dam, “semelhança”, ou adama, “do solo”. Portanto, Adão aqui se refere à humanidade (humus, terra). Portanto, a humanidade, homem e mulher, é a imagem de Deus, ambos criados a partir do solo.





Gênesis 2:23 e 24: “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”


O nome Adão, em hebraico, é Ish, e o nome que ele deu a Eva vem do hebraico ‘ishshah, que significa mulher, e é formado pela palavra Ish, que quer dizer homem, mais a terminação feminina hah.




Quando Adão viu Eva, chamou-a de “varoa”, o que indica tanto a forma como ela foi criada como a forma como ele a reconhecia, como alguém igual a ele, e não como sua subordinada. Adão reconheceu Eva como sua complementação, não como sua rival, e muito menos como sua escrava. “É osso dos meus ossos, é carne da minha carne, é igual a mim.” E unicamente dois seres que fossem diferentes mas iguais poderiam se tornar uma só carne.



Adão não tinha apenas necessidade de companhia; se assim fosse, Deus poderia ter-lhe enviado um anjo para que o acompanhasse permanentemente, ou poderia ter criado outro homem com quem Adão conversasse enquanto trabalhava no jardim.


Adão precisava de alguém que o completasse, alguém com quem estar em comunhão. Somente alguém que fosse igual e ao mesmo tempo diferente poderia completá-lo. Por isso Deus criou o homem para a mulher e a mulher para o homem.


O fato de Eva ter sido “extraída” de Adão indica que a única forma de superar essa separação “antinatural” é buscando essa reunificação que os torna uma só carne.



A família foi criada por Deus para que – entre outras coisas – um ajude o outro.


Bem, a expressão usada por Deus como “auxiliadora idônea” é muito significativa. O termo hebraico usado para definir “auxiliadora” é “ezer” que significa:



Sim, o termo hebraico é  'ezer (da raiz hebraica rodear, circundar, isto é, proteger, defender, socorrer, prestar auxílio ou ajudar).
Ocorrências: 
Gn_2:18; Gn_2:20; Êx_18:4; Dt_33:7; Dt_33:26; Dt_33:29; Sl_20:2; Sl_33:20; Sl_70:5; Sl_89:19; Sl_115:9; Sl_115:10; Sl_115:11; Sl_121:1; Sl_121:2; Sl_124:8; Sl_146:5; Is_30:5; Ez_12:14; Dn_11:34; Os_13:9;



- “alguém que está junto” – “alguém que está ao lado de” –“alguém sempre pronto para ajudar”.


Já a palavra “idônea”, no hebraico é “neged” – de difícil tradução, porém aponta para um sentido de:


- “corresponde a”- “apropriado para”.




Observe, então, o que Deus quis dizer com “auxiliadora idônea” – Alguém igual, que está ao seu lado para ajudá-lo. Isto foi estabelecido por Deus e nem o “cão” muda, muito embora ele tenha esfacelado muitas famílias introduzindo “competição” em lugar do “companheirismo” – infelizmente. O companheirismo deve ser algo inseparável no casamento. Um não sobrevive e desfruta do plano de Deus na totalidade sem o outro !








1. “Ajudadora”


O Hebraico desta palavra significa auxiliar, socorrer ou ajudar; ajudante. Esta palavra já vem de uma outra raiz que significa cercar, rodear, envolver; proteger, defender;ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra “ajudadora”é a primeira vez que ela está usada na Bíblia e é traduzida ajuda também em muitos versículos na Bíblia.


“Ajudar” é o princípio básico para a mulher existir.É a primeira causa de ser criada. O homem é o primeiro formado,a cabeça, o líder e o exemplo do lar. A mulher foi criada para ajudá-lo a preencher todas estas posições e ajudá-lo nestas tarefas. É para ela fazer esta “ajuda” sem usurpar as posições dele e com respeito à posição que Deus o deu no lar.


2. “Idônea”


Esta palavra “idônea”, em conexão com a palavra ‘ajudadora’é usada só estas duas vezes no Hebraico (v. 18, 20). A palavra é usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretendeque a mulher seja para o homem. A palavra significa a mesma de “ajudadora”por isso não é sempre traduzida para português porvarias editoras como uma outra palavra separada.


O dicionário Aurélio define a palavra ‘idônea’ como próprio para alguma coisa; conveniente, adequado. Que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.(DicionárioAurélio Eletrônico).




Adjutora idônea. Esse termo não significa que ela recebera um papel secundário. De acordo com os eruditos bíblicos, a expressão “adjutora idônea” vem do hebraico ‘ezer kenegdo, que literalmente significa “oposto a ele”, “correspondendo a ele”, o que indica que seria semelhante a ele, mas, ao mesmo tempo, seu oposto, diferente dele.


O termo ‘Ezer é mencionado no AT 21 vezes. Em 15 ocasiões descreve a Deus como “ajuda” de pessoas em situações de necessidade (Sl 115:9-119). ‘Ezer, em Gênesis 2:18, não significa subordinação da mulher ao homem, mas uma ajuda que corresponde a ele. O termo indica a relação mútua de duas pessoas que se complementam entre si.




Entenda a criação e o casamento é uma unicidade e não unidade.
UNIDADE é duas coisas que se unem. UNICIDADE sao duas coisas que se fundem e se formam em uma. isto é o verdadeiro sentido do casamento e da criação. existe não para dois para se unir, e sim dois para se fundirem e se formarem um para poder coexistir.



Então defendo que Eva foi feita da metade de Adão, pois valorizo a mulher no lugar e importância na criação, no desfecho da população e papel igual ao do homem na família e não secundário como muitos querem a coloca-la.


Assim não estaria escrito em (1PE 3:7) "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações."



A passagem de Efésios é especialmente profunda em sua magnitude em referência ao casamento bíblico bem sucedido. “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5:22-23). “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja” (Efésios 5:28-29). “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne” (Efésios 5:31).


Quando estes princípios são escolhidos pelo marido e esposa, em harmonia com seus relacionamentos como crentes nascidos de novo, tem-se um casamento bíblico. Este não é um relacionamento assimétrico, mas um relacionamento que está em equilíbrio com o conceito de Cristo como cabeça do homem e mulher. Por esta razão, o conceito bíblico de casamento é o de unicidade entre dois indivíduos em Cristo Jesus.
 
Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis