CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 2.6/5 (266 votos)



ONLINE
4





http://www.comcms.com.br/

ONDE ESTÃO OS ORIGINAIS DO NOV. TESTAMENTO?

 

Onde estão os manuscritos originais do Novo Testamento?

Texto do Evangelho de João
Este é mais um artigo em resposta as afirmações de Salatiel Junior em seu canal no YouTube que ousou corajosamente desafiar a verdade e extrapolar com o bom senso dos que assistem seus vídeos que fez depois que teve a "mente aberta" lendo um livro ateísta.

Nesta ocasião estaremos respondendo ao oitavo motivo citado por ele, onde afirma que Jesus Cristo não teve poder para manter as cópias originais dos manuscritos dos evangelhos e que vivemos se pautando em cópias de cópias e sendo assim, podemos estar com adulterações em mãos.

Será mesmo que os evangelhos que retemos hoje são falsificados? Porque não temos as cópias originais em mãos? Vamos responder a essas questões com a verdade e nada mais que a verdade. Se quiser dar uma olhada no vídeo, basta clicar aqui.

Destino dos Manuscritos Originais

Como alguns bem sabem as Escrituras sagradas começaram a serem escritas desde o Antigo Testamento em material corruptível como o papel que era feito a partir do papiro, uma planta que crescia nas margens dos rios. Esse material não suportava as intempéries e naturalmente se desfazia em pouco tempo.

Depois se começou escrever em pergaminhos de couro. Nesse tempo como no tempo passado não existiam impressoras ou coisas tecnológicas que copiassem os documentos de então com toda rapidez e perfeição como se vê hoje em dia. Todas as cópias eram feitas por profissionais habilitados que eram chamados de copistas e ganhavam a vida com essa profissão.
Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; Mateus 23:34 (ARCF)
Dentro de Israel não era diferente e pelo fato de serem não só profissionais, mas religiosos, eles bem sabiam que não deveriam tirar nada das cópias das Escrituras e nem aumentar nada em detrimento dos textos originais. Mas ainda com essa tradição e método de copiar as Escrituras para preservação, não era como se escrever em tábuas de pedra ou placas de metal como hoje.

Escriba copiando textos bíblicos
Esse é um escriba executando seu trabalho de fazer cópias das Escrituras
Os escritos do Novo Testamento como os do Antigo sofreram destruição pelas guerras e pelo tempo. Mas ainda assim, nosso amigo Salatiel foi infeliz em afirmar que Deus não teve poder para manter os originais. Já que os originais realmente nunca seria possível de se manter pelo tempo que se decorreu e porque Deus manteria os originais se as cópias eram fidedignas? Portanto não havia necessidade de se manter por exemplo as pedras do monte Sinai escrito os mandamentos nelas...

Para tristeza de alguns e felicidade de outros, já foram encontrados diversos fragmentos, com também boa porção de livros do Antigo e Novo Testamento. E pode-se conferir que realmente os textos era exatamente aquilo que detemos em nossas mãos atualmente. Um bom exemplo é um manuscrito do livro de Isaías escrito 100 antes de Cristo que comprova a veracidade, seriedade e capacidade dos copistas de manter as Escrituras fiéis aos textos originais; pois são os mesmos textos das Bíblias atuais que carregam também o livro de Isaías. Mas, infelizmente a mídia corrupta não mostra isso ao mundo, por isso Salatiel e outros não sabem dessas coisas. Para mais detalhes sobre esse resumo do assunto, recomendo a leitura de um artigo no blog Irmãos: Os originais da Bíblia

A cópia mais antiga que se tem notícia até este artigo descoberto em 1934, é um pequeno pedaço de papiro (P52) do evangelho de João, datado da primeira metade do segundo século, entre 117 e 138 d. C. O mesmo contém textos que são os mesmos narrados no evangelho de João na Bíblia de nossos dias.

Não podemos nos esquecer que tanto o material usado para se escrever os textos era o couro, como também houveram momentos de destruição em Jerusalém onde muitos manuscritos, com certeza foram destruídos pelo fogo e soterrados nas ruínas; mas sempre mantinham uma cópia para passar as Escrituras adiante. Veja este artigo completo sobre achados relacionado as escrituras do Novo Testamento: Evangelho de João é o fragmento mais antigo do Novo Testamento

Essencialmente respondendo ao argumento do nosso amigo Salatiel. As cópias ou mesmo fragmentos delas mais originais e antigas que existem, estão em museus e acredito que não seria possível todos andarem com elas em mãos, pois seria necessário se copiar milhões de vezes para distribuir entre os cristãos. Sendo assim, de qualquer forma viveríamos de cópias de cópias de cópias e de cópias. Aliás, ele afirma que teve sua mente "aberta" lendo um livro ateu que por certo é uma cópia e não um original escrito pelo punho do próprio autor; porque considera verídico?

Infelizmente muitas pessoas não se informam realmente sobre os fatos e quando se informam, relutam em considerar verdades em potencial e acabam cometendo o favoritismo pessoal em detrimento da Verdade de Deus; mas Deus sempre venceu o homem em argumentação. E a palavra que tem mais calado os homens como Salatiel são as evidências silenciosas...

Manuscritos do Mar Morto
 Manuscritos do Mar Morto, encontrados em Qumran, nas décadas de 1940 e 1950
Será que isso comprova a autenticidade das cópias que chegaram até nós da Palavra de Deus? Se ainda não for o suficiente ainda haverão muitas outras descobertas e revelações no tempo que se chegará e a verdade se mostrará cada vez mais claras.
Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro. Apocalipse 22:19
http://verdadeurgente.blogspot.com.br/2013/06/onde-estao-os-manuscritos-originais-do.html
Criar um Site Grátis Incrível | Criar Loja online Grátis | Sites Grátis | Criar Loja Virtual Grátis | Hospedagem de Sites