CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2965 votos)



ONLINE
4





http://www.comcms.com.br/

A CIRCUNCISÃO

                                                                            A Circuncisão está relatada na Bíblia em um momento da história que se data em aproximadamente 1920 aC (Thompson). Essa prática não foi exclusividade do povo hebreu, pois outras civilizações a praticavam.


Mas a questão aqui a ser destacada é a indicação Divina de que a prática era algo saudável e deveria ser aderida pelos homens hebreus.


Civilizações antigas também possuíam uma tradição voltada para a religião, e foi das práticas religiosas e de um contexto cerimonial que sempre surgiram. O conhecimento remoto desta prática pode ter vindo da Divindade. Assim como ao chegar em Canaã, Abraão já encontra o Sacerdote Melquisedeque (Gn 14:18) que era comum a Divindade que Abraão adorava, e a ele deu o dízimo, outras práticas podem ter sido comuns ao Deus dos hebreus - YHWH.


A circuncisão era muito útil na Palestina antiga pela falta de disponibilidade da água. A higiene se restringia às mãos e pés (Gn 18:4) e o banho fazia parte dos rituais cerimoniais (Lv 14:8).


A circuncisão é a retirada de uma parte da pele do membro sexual masculino; o pênis possui uma pele retrátil que cobre a glande (cabeça do pênis). Essa pele é de tecido epitelial mas internamente em sua base o tecido é glandular.


A remoção do prepúcio é útil por dois motivos:

  1. as células glandulares do prepúcio produzem um muco (secreção) que se acumula e se não é higienizada produz odor fétido pela retenção e desenvolvimento de bactérias.
  2. esse tecido glandular é permeável aos vírus; quando esse tecido é removido, o tecido epitelial assume toda a base do pênis; esse tecido é impermeável a vírus ou bactérias.
  3. nas relações sexuais o prepúcio glandular facilmente produz fissuras ou pequenas lesões, deixando o tecido exposto a agentes microbianos e infecções.

"Acúmulo de dados epidemiológicos têm demonstrado que a circuncisão masculina é um fator importante de proteção contra a infecção pelo HIV do sexo masculino heterossexual na África subsaariana e provavelmente contribui para as acentuadas diferenças de prevalência de HIV. Esta é uma revisão de estudos Africano sobre a associação entre circuncisão masculina e infecção pelo HIV, a origem da prática da circuncisão nas sociedades humanas, os mecanismos de prepúcio potencial para aumentar a vulnerabilidade à infecção pelo HIV do sexo masculino heterossexual, sua associação com outras doenças infecciosas e neoplásicas, as controvérsias sobre a conveniência da circuncisão masculina como uma estratégia de controle de HIV na África, a escassa literatura brasileira sobre circuncisão masculina e as perspectivas de pesquisas futuras".

 
Eyer-SILVA, Walter A . A circuncisão Masculina bis Transmissão heterossexual do HIV . Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.5, pp 678-686. ISSN 0034-8910. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000500022. Fonte: Scielo
 

A circuncisão era um intervenção cirúrgica ou mais propriamente micro-cirurgia. Foi realizada nos primórdios das civilizações com facas de pedras (Ex 4:25 - Idade da Pedra?).


A ênfase aqui está na revelação que Deus faz aos homens (civilizações antigas ou hebreus) para assegurar uma manutenção na saúde da humanidade.


A circuncisão foi uma revelação divina na Bíblia, e pode ter sido também nas civilizações anteriores que a praticavam antes dos hebreus.


A prática tinha um caráter cerimonial e profilático; é esta última medida que coloca a prática como o elemento sobrenatural na revelação bíblica.


O significado espiritual também tem sua relevância - "Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras" Jeremias 4:4. 


A circuncisão apontava para uma 'operação' no coração do homem, onde Deus diz: "  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne" Ezequiel 36:26. 


A circuncisão apontava para a intervenção sobrenatural da Divindade no coração humano, retirando o 'mal' do coração humano e colocando o 'bem'.

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis