CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (2945 votos)



ONLINE
1





http://www.comcms.com.br/

NÃO SOMOS FORMIGUINHAS

 

 

PARA VENCER O GIGANTE (I Sm 17)


1. Há gigantes ameaçadores sobre as nossas vidas (v. 4).O tamanho do gigante é do tamanho do nosso medo.Por causa do medo, o povo de Israel via Golias como um gigante maior que era. O povo, que já tinha derrotado os filisteus várias vezes, agora os via como invencíveis.

 

1.1. Devemos saber que na vida precisamos enfrentar gigantes (vv 34-36). Não devemos fugir dos gigantes. Não precisamos temer os gigantes.

 

1.2. Precisamos compreender que crescemos em nosso caráter e em nossa fé (dependência de Deus) quando enfrentamos gigantes.A luta de Davi com o gigante representou uma etapa valiosa na sua formação e na formação do seu povo, tanto que a espada de Golias foi guardada como um memorial de força e esperança (1Samuel 29.9).

 

2. O tamanho do nosso medo tem a ver com a altura da nossa féOs israelitas se esqueceram que eram soldados do Deus vivo (v. 26).

 

2.1. Há sempre pessoas (nós mesmos, parentes e líderes até) a nos dizer que não temos condições de vencer os gigantes da vida (v. 28 ).Davi não tinha nome; ninguém sabia de quem era filho (v. 59). No entanto, ele não aceitou estes "destinos" sobre a sua vida.

 

2.2. Precisamos nos ver com a força de um leão, porque revestidos do poder de Deus (v. 37).Davi sabia que, embora não tivesse força para vencer, era soldado do Deus vivo. Somos soldados do Deus vivo.

 

3. Com a fé em Deus e uma visão correta a nosso respeito, não precisamos de outros recursos, a não ser os que já temos (verso 40).Davi não precisou de uma armadura estranha e pesada. Ele se serviu apenas do que já tinha (uma funda e umas pedras recolhidas no chão). Muitas vezes esperamos por condições favoráveis (geralmente de fora) para então começarmos a lutar. Já temos os recursos (a fé em Deus e a visão que Ele nos ensina a ter sobre Ele e nós mesmos) necessários para começar a batalha.

 

3.1. Vencemos quando enfrentamos um gigante de cada vez.Havia outros inimigos de Israel. Eles estavam acampados. Davi resolveu enfrentar o inimigo pior: o gigante Golias. Muitas vezes nem sequer sabemos qual é o nosso inimigo... Usar a inteligência não é falta de fé, mas afirmação de fé, ao reconhermos a inteligência como uma dádiva de Deus.

 

3.2. Vencemos quando entendemos que a nossa luta é do Deus.É Ele que luta e nós somos seus parceiros. Perdemos quando vamos lutar contra o gigante em nosso próprio nome e com a nossa própria força (v. 45). Precisamos confiar que Deus SEMPRE faz a Sua parte. Na vitória de Davi sobre Golias, Deus dirigiu a pedra para o lugar vulnerável; todo gigante tem um ponto vulnerável (v.50). Davi teve que fazer a sua parte e a fez. Deus sempre faz a Sua.
Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis