CRISTO É A VERDADE

Translate this Page

Rating: 2.6/5 (272 votos)



ONLINE
4





http://www.comcms.com.br/

É CORRETO VENERAR IMAGENS??

 

 

É correto venerar imagens?

Imagens: 
Definição: Usualmente, representações visíveis de pessoas ou coisas. Uma imagem que é objeto de adoração é um ídolo. Os que realizam atos de adoração diante de imagens amiúde dizem que tal adoração se dirige realmente ao espírito que é representado pela imagem. Tal uso de imagens é costumeiro em muitas religiões. Concernente à prática católica-romana, a New Catholic Encyclopedia (1967, Vol. VII, p. 372) diz: "Visto que a adoração prestada a uma imagem atinge a pessoa representada e nela termina, o mesmo tipo de adoração devida à pessoa pode ser prestada à imagem como representando a pessoa." Não é ensinamento bíblico.

Que diz a Palavra de Deus sobre fazer imagens que são usadas como objetos de adoração? 
Êxo. 20:4, 5: "Não farás para ti imagens esculpidas, nem qualquer imagem do que existe no alto dos céus, ou do que existe embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, por baixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto ["não as adorarás, nem lhes darás culto", Fi], porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus cioso." (Grifo acrescentado.) (Note que a proibição era de fazer imagens e prostrar-se diante delas.) 
Lev. 26:1: "Não fareis ídolos, não levantareis imagem ou estela ["coluna sagrada"] e não colocareis na vossa terra pedras trabalhadas para vos inclinardes diante delas, pois eu sou Iahweh vosso Deus." (Nunca se deveria erigir uma imagem diante da qual as pessoas se inclinassem.) 
2 Cor. 6:16: "Que há de comum entre o templo de Deus e os ídolos? Ora, nós é que somos o templo do Deus vivo." 
1 João 5:21: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos ["ídolos", So, PIB; "falsos deuses", NTI]."

É permissível usar imagens simplesmente como ajuda na adoração do verdadeiro Deus? 
João 4:23, 24: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade." (Os que dependem das imagens como ajuda na devoção não estão adorando a Deus "em espírito", mas dependem daquilo que podem ver com seus olhos físicos.) 
2 Cor. 5:7: "Caminhamos pela fé e não pela visão." 
Isa. 40:18: "A quem, pois, comparareis vós Deus, ou que imagem fareis dele?" 
Atos 17:29: "Se somos da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, à prata, ou à pedra, esculpida pela arte e pelo engenho do homem." 
Isa. 42:8, : "Eu sou Iahweh; este é o meu nome! Não cederei a outrem a minha glória, nem a minha honra aos ídolos ["coisas esculpidas", Dy]."

Devemos venerar os "santos" como intercessores junto a Deus, usando talvez imagens deles como ajuda em prestarmos adoração? 
Atos 10:25, 26: "No momento em que Pedro chegou, Cornélio veio a seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se. Pedro, porém, o reergueu, dizendo: 'Levanta-te. Eu também sou apenas um homem.'" (Visto que Pedro não aprovou tal adoração quando estava presente em pessoa, será que nos incentivaria a nos ajoelhar diante de sua imagem? Veja também Revelação Apocalipse 19:10.) 
João 14:6, 14: "Diz-lhe Jesus: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.' 'Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.'" (Jesus diz aqui claramente que só podemos chegar ao Pai por intermédio dele e que nossos pedidos devem ser feitos em nome de Jesus.) 
1 Tim. 2:5: "Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens um homem, Cristo Jesus." (Não há margem aqui para outros desempenharem o papel de mediador para os membros da congregação de Cristo.)

Será que os adoradores têm em mente principalmente a pessoa representada pela imagem, ou são  
algumas imagens consideradas superiores a outras? 
A atitude dos adoradores é um fator importante a considerar. Por quê? Porque a diferença fundamental entre uma "imagem" e um "ídolo" é o uso que se faz da imagem. 
Na mente do adorador, será que uma imagem de uma pessoa tem mais valor ou importância do que outra imagem da mesma pessoa? Se assim for, é a imagem, e não a pessoa, que o adorador tem primariamente em mente. Por que fazem as pessoas longas peregrinações para prestar culto em certos santuários? Não é à própria imagem que atribuem poderes "milagrosos"? Por exemplo, na obra Les Trois Notre-Dame de la Cathédrale de Chartres, do cônego Yves Delaporte, informa-se-nos o seguinte a respeito de imagens de Maria na catedral de Chartres, França: "Estas imagens, esculpidas, pintadas ou que aparecem nos vitrais, não são de fama igual. . . . Apenas três delas são objeto de verdadeira adoração: A Nossa Senhora da Cripta, a Nossa Senhora do Pilar e a Nossa Senhora da 'Belle Verrière'." Mas se os adoradores tivessem em mente em primeiro lugar, não a imagem, mas a pessoa, uma imagem seria considerada tão boa quanto outra, não é verdade?

Como considera Deus as imagens que são objetos de adoração? 
Jer. 10:14, 15: "Todo ourives se envergonha dos ídolos, porque o que ele fundiu é mentira, não há sopro neles! São vaidade, obra ridícula." 
Isa. 44:13-19: "O carpinteiro estende o cordel, esboça a imagem com o giz, trabalha-a com a plaina e desenha com o compasso, dá-lhe a forma humana, a beleza de um ser humano, a fim de que habite uma casa. Cortou cedros, escolheu um terebinto e um carvalho, permitindo que crescessem vigorosos entre as árvores da floresta; plantou um abeto que a chuva fez crescer. Os homens o empregam para queimar; ele mesmo tomou dele para aquecer-se; pôs-lhe fogo e assou pães. Com outra parte fez um deus e o adorou, fabricou um ídolo e se prostrou diante dele. Uma metade ele queimou ao fogo; com ela fez um assado, que come até saciar-se. Aquece-se ao fogo e diz: 'Que delícia! Aqueci-me e vi a luz.' Com o resto faz um deus  o seu ídolo , prostra-se diante dele e o adora e lhe dirige súplicas, dizendo: 'Salva-me, porque tu és o meu deus.' Eles nada sabem nem entendem, porque os seus olhos são incapazes de ver e os seus corações não conseguem compreender. Nenhum deles reflete, nenhum deles tem conhecimento ou inteligência para dizer: 'A metade queimei ao fogo, com ela assei pão sobre a brasa, assei carne e a comi; com o resto fiz uma coisa abominável, e me prostrei diante de um pedaço de lenha!'" 
Eze. 14:6: "Assim diz o Senhor Iahweh: Voltai, desviai-vos dos vossos ídolos imundos ["sórdidos"], desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações." 
Eze. 7:20: "Da beleza dos seus enfeites fizeram um motivo de orgulho. Com eles fizeram as suas imagens abomináveis  objetos detestáveis! Eis por que vou reduzi-las a uma imundície ["lixo", BV]."

Que sentimentos devemos ter quanto a quaisquer imagens que porventura venerávamos antes? 
Deut. 7:25, 26: "Queimarás no fogo as imagens dos seus deuses; não cederás, porém, à tentação de ficar com a prata e o ouro que as cobre porque isso criaria a tua ruína, pois são uma abominação para o Senhor, teu Deus. Não introduzas uma tal abominação na tua casa, porque serias entregue ao anátema: a detestarás ["deves ter completa repugnância dele e absolutamente detestá-lo". (Embora o povo de Deus não esteja autorizado hoje a destruir imagens que pertencem a outros, esta ordem dada aos israelitas provê a norma quanto a como devem ser consideradas quaisquer imagens em sua possessão que porventura tenham venerado. Compare com Atos 19:19.) 
1 João 5:21: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos ["falsos deuses", NTI]." 
Eze. 37:23: "Não se mancharão mais com os seus ídolos . . . eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus."

Que efeito poderia ter sobre o nosso próprio futuro o uso de imagens na adoração? 
Deut. 4:25, 26: "[Se] vos corromperdes, fazendo uma imagem esculpida qualquer ["ídolos de qualquer forma", PIB; "alguma figura", So], praticando o que é mau aos olhos de Iahweh teu Deus, de modo a irritá-lo, eu tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós: sereis . . . completamente exterminados." (O ponto de vista de Deus não mudou. Veja Malaquias 3:5, 6.) 
1 Cor. 10:14, 20: "Pelo que, meus caríssimos, fugi da idolatria. . . . As coisas que sacrificam os gentios, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E eu não quero que tenhais sociedade com os demônios." 
Ap. 21:8: "Quanto aos covardes, . . . aos infiéis, aos corruptos, aos assassinos, aos impudicos, aos mágicos, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua porção se encontra no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte." 
Sal. 115:4-8 (segunda numeração de versículos; PIB): "Os ídolos deles são prata e ouro, obras de mãos humanas: têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não tocam; têm pés, mas não andam; não há um murmúrio em sua garganta. Os que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam."

Criar um Site Grátis Incrível | Criar Loja online Grátis | Sites Grátis | Criar Loja Virtual Grátis | Hospedagem de Sites