Translate this Page

Rating: 2.5/5 (699 votos)



ONLINE
4





http://www.comcms.com.br/


O CEGO DE JERICÓ

O CEGO DE JERICÓ

“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10:46-52)
     Nesta passagem bíblica, alguns detalhes chamam a atenção, além da própria história, que é muito emocionante.
     Primeiramente, Bartimeu era cego, ou seja, tinha uma deficiência física. Não sabemos se sofreu um acidente ou se era um problema congênito, mas o interessante é que, embora fosse biologicamente cego, tinha uma visão espiritual. Mesmo não enxergando, aceitou Jesus como o “Filho de Davi” e compreendeu que poderia ser ajudado por Ele; reconheceu a sua situação sem nenhuma vergonha e sem medo; entendeu que poderia sair daquela vida miserável, caso fosse a vontade de Deus que alcançasse a cura. Então tomou a decisão de clamar:
“Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.” 
    
     O clamor de Bartimeu foi, provavelmente, a melhor decisão da sua vida. Ignorou todas as pessoas que pediam para que se calasse e deixou de lado aquelas que, ao invés de palavras de apoio, traziam mensagens de desesperança, de humilhação e de zombaria. Ouviu apenas o seu coração e continuou clamando.
     O Salmo 51:17b diz: “... a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” E Jesus realmente não o desprezou. 
     O cego atraiu a atenção do Mestre e obedeceu a Ele. Quando o Senhor pediu para que  se levantasse, levantou-se; quando Jesus perguntou o que queria, Bartimeu respondeu. Essa obediência foi um sinal de fé daquele homem. E essa fé foi indispensável para que Jesus o curasse!
“... E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou.”
     Devemos aprender com Bartimeu, reconhecendo a nossa impotência e clamando a Deus por misericórdia, pois sem Ele não somos e não fazemos nada. Temos de chamar a atenção de Jesus, não com gritos, pulos, rodopios, mas agradando-o, tendo uma vida segundo o Evangelho, ou seja, com obediência a Deus, trabalho e fé. Assim, seremos curados por Jesus, que, ao contrário da medicina (que pode curar apenas o “orgânico”), pode curar todas as nossas cegueiras, físicas e espirituais.
     Porém, o que me chama mais a atenção é a diferença entre o primeiro e o último versículo. No primeiro:
“... estava assentado junto do caminho, mendigando”
     No último:
“... E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”
     O cego estava junto (à beira) do caminho, numa situação crítica, assim como muitas pessoas na atualidade. Entretanto, reconheceu a sua situação e entrou no caminho, passando a seguir Jesus e a louvar a Deus.
     A bíblia diz em João 14:6 :
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
     Precisamos estar sempre no caminho, que é Jesus. O Salmo 119:105 diz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” É apenas o Senhor que nos guia para o céu e, seguindo a Sua Palavra, trilharemos pelo verdadeiro caminho, que muitas vezes não é fácil, tem espinhos, tem pedras e é estreito. Porém, quando achamos que não aguentamos mais, Jesus nos estende a mão, levanta-nos, abraça-nos e ajuda-nos a caminhar. E o melhor de tudo: no momento em que menos esperamos, o caminho que não era fácil dará lugar a um paraíso, onde não há mais choro, nem tristezas, nem dor. Ali só existe paz e alegria e essa é a morada que Deus preparou para cada um de nós.
     Jesus está ao nosso lado, basta enxergarmos e entrarmos no caminho!
Autor: Wésley de Sousa Câmara
Referências:
Bíblia Almeida Corrigida Fiel
Bíblia de Jerusalém