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EPISTOLA DE PALHA? (MARTIN LUTERO)

EPISTOLA DE PALHA? (MARTIN LUTERO)


Como todos sabemos a Bíblia é um livro inspirado, cada palavra foi inspirada por

Deus e tem muito significado, então o que motivaria um pregador a ir contra um livro na Bíblia e dizer que esse livro em particular não era de Deus? Se algum líder de alguma Igreja hoje em dia falasse que ele não acredita que alguma parte de Novo Testamento é inspirada por Deus, e é um erro, esse homem provavelmente seria rotulado de herético, ou um líder de alguma seita anti-Deus. Mas o homem que começou a reforma protestante, e que hoje é "idolatrado", fez exatamente isso. Então como ele conseguiu fazer isso, e saiu dessa sem que ninguém o questionasse? O fato de que Martinho Lutero chamava a Epistola de Tiago de "Epistola de Palha"está muito bem documentada. (Martin Luther writes: “In a word, St. John’s Gospel and his first Epistle, St. Paul’s Epistles, especially Romans, Galatians, and Ephesians, and St. Peter’s first Epistle are the books that show you Christ and teach you all that is necessary and good for you to know, even though you were never to see or hear any other book or doctrine. Therefore St. James’ Epistle is really an epistle of straw, compared to them; for it has nothing of the nature of the Gospel about it.” (In “Luther’s Preface to the New Testament,” published in 1522, revised in 1545, in the Works of Martin Luther, Philadelphia: Muhlenberg Press, 1932, copyrighted by the United Lutheran Church in America, vol. 6. pp. 443-444., translated by C.M. Jacobs) [Tradução: Martin Lutero escreve: "Em uma palavra, O Evangelho de João e sua primeira epistola, as Epistolas de Paulo, Especialmente Romanos, Gálatas, e Efésios, e a Primeira epistola de Pedro são os livros que te mostram Cristo e ensinam tudo o que é necessário e bom para você saber, ainda que você nunca fosse ver ou ouvir nenhum outro livro ou doutrina. Portanto, A epistola de Tiago é realmente uma epistola de palha, comparados a esses outros livros, pois não tem nada da natureza do evangelho nela." (Em "Prefacio ao Novo Testamento de Lutero", publicado em 1522, revisado em 1545, nas obras de Martinho Lutero, Philadelphia: Munlemberg Press, 1932, Direitos da Igreja Unida Luterana da América, vol. 6. pp. 443-444, Traduzido por C.M Jacobs] Esse nome só pode significar que e epistola vai queimar como um monte de palha no dia do Julgamento. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. (1 Corintios 3:12-15) Provavelmente foi isso que Martinho Lutero quis dizer a chamando "Epistola de palha". Mas porque ele disse isso? Provavelmente porque ele não gostava, ou não concordava com o que estava escrito naquele pedaço do evangelho. Mas porque? O que Tiago escreveu que incomodava tanto Martinho Lutero? Ele não gostava do que Tiago dizia sobre Fé e obras. Isso não combinava com a "novíssima" doutrina de Lutero que dizia "Salvo somente pela fé". A revelação de Lutero sobre a salvação pela fé é uma fundamentação dada pelo rompimento dele com a sua antiga Igreja, a Igreja Católica Romana. Ele via todas aquelas "boas obras" que a Igreja Católica exigia como indispensável para a salvação como sendo sem necessidade. Lutero estava sendo atormentado por um profundo senso de culpa de seu próprio comportamento e incapacidade de medir as "boas obras" que a Igreja Católica exigia para garantir liberdade do purgatório e entrada nos céus. Então essa sua revelação de "somente fé" era a resposta. De acordo com Martinho Lutero a salvação é "somente pela fé", e todo o resto seria heresia, ou "salvação por obras". Mas a Epistola de Tiago explica o contrario a respeito da Salvação. Então é claro que ao invés de duvidar de sua própria revelação sobre a fé, ele preferiu duvidar da Bíblia. Olhem o que Lutero dizia sobre o Livro de Apocalipse: His own personal revelation caused him to reject as well the inspiration of the Book of Revelations: “I miss more than one thing in this book, and this makes me hold it to be neither apostolic nor prophetic… I think of it almost as I do of the Fourth Book of Esdras, and can no how detect that the Holy Spirit produced it… Finally, let everyone think of it as his own spirit gives him to think. My spirit cannot fit itself into this book. There is one sufficient reason for me not to think highly of it, — Christ is not taught or known in it.” From Luther’s “Preface to Revelation” published in 1522, ibid, p. 488-489. He held similar views of Hebrews and Jude. [ Tradução: Sua revelação pessoal causou ele a rejeitar também a inspiração ao livro de Apocalipse: "Eu me perco em mais de uma coisa nesse livro, e isso me faz achar que esse livro não é nem Apostólico e nem profético... Eu acho desse livro o mesmo que acho do quarto livro de Esdras, e não posso detectar que o Espírito Santo o produziu... Finalmente, deixe cada um pensar sobre esse livro o que seu próprio espírito acha dele. Meu espírito não consegue se encaixar nesse livro. Existe uma razão suficiente pra mim não dar créditos a ele, Cristo não é ensinado e nem conhecido nesse Livro." De "Prefacio ao Apocalipse" de Lutero publicado em 1522, ibid, p. 488-489. Ele tem visão similar sobre a Epistola aos Hebreus e a Epistola de Judas.] Fé que não funciona O ponto principal da Epistola de Tiago é que qualquer Fé que é verdadeira é justificada pelas ações (obras) que essa fé produz. Se a fé não produz "Ação" (obras), então essa é a fé que literalmente não funciona. Em outras palavras, essa fé que não produz "ações" não vai te levar a vida eterna. O livro de Tiago é tão claro que até fala que "sua religião é vã" se não produzir "obras". Nesse caso especificamente a "obra" é apenas "refrear a língua" (Tiago 1:26). Martinho Lutero se vocês pesquisarem, era famoso por ter a "língua solta". Então é claro, que ele não gostava da parte de Bíblia que condenava os homens que "com a língua bendizem ao Senhor e Pai; também com ela, amaldiçoam os homens, feitos a semelhança de Deus" (Tiago 3:9) Hoje em dia muitos cristãos ainda ficam nervosos e contrariados se alguém afirmar que uma pessoa que não mostra ações e obras, como Tiago diz, não tem a verdadeira Fé. De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? (Tiago 2:14) Esses muitos rebatem dizendo "salvação por obras", e defendem o seu comportamento com as palavras "Salvação pela fé sozinha". Mas na Bíblia, Tiago diz "Fé sem obras é morta". Isso significa que essa fé não vai te salvar. Tiago então continua e explica o que significam essas "obras", usando um simples exemplo de um irmão que necessita de roupas ou comida. Tiago diz que se você não o ajudar e lhe der roupas ou comida, e apenas dizer "Vá em paz, Deus te abençoe", a sua fé é em vão. Tiago não está falando sobre obras como doar dinheiro para alguma instituição de caridade ou ajudar pessoas na África, ele está dizendo sobre o jeito como vivemos a nossa vida todos os dias, ai mesmo na sua casa, com o seu vizinho, etc. resumindo o seu caráter. Embora Lutero, o líder da reforma protestante tivesse essa visão de "fé sozinha salva", os Evangélicos protestantes de hoje não dizem que odeiam a Epistola de Tiago. Então como podem dizer que seguem a doutrina de Martinho Lutero? Entendendo isso, você poderá entender o ponto principal de toda essa "baderna religiosa" que vemos hoje com todas essa denominações existentes. Os Cristãos de hoje em dia estão sendo bombardeados com um "evangelho" que ensina um jeito de ler o livro de Tiago e outras verdades na Bíblia e ainda assim "desconectar" essas verdades e não tirar conclusões próprias. Isso é o que Tiago queria dizer com "enganando o próprio coração" (Tiago 1:26) Religião Vã Então vemos uma religião cheia de pecados e até mortes em nome de Deus, por pessoas (incluindo Martinho Lutero) que justificam suas ações com o pensamento de que elas são "salvas pela Fé sozinha". Mas Tiago diz "Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? (Tiago 2:14) Tiago vai ainda mais longe ao escrever para os crentes "Se alguém supõe ser Religioso, deixando de refrear sua língua, antes, enganando o próprio coração, a sua Religião é vã." (Tiago 1:26) Então qual é a "Religião vã" que Tiago está falando? Ele está falando com os Crentes aqui não está? Eles pensam que tem "a Fé que salva" porque eles acham que são religiosos, mas por apenas "não refrear a sua língua", a pessoa por esse comportamento tem uma Religião vã. Então tudo o que você faz importa, se você tem a Fé que funciona: Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1 João 2:4) Obedecer e guardar seus mandamentos são "obras"? Guardar e obedecer a seus mandamentos são apenas obras sem importância que não tem nada a ver com "salvo pela fé"? Pelo o que então somos salvos, exceto pelas boas obras preparadas para nós? (Efésios 2:8-10) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10) Aqueles que usam Efésios 2:8-9 para justificar "salvação somente pela fé", parece que em suas Bíblias não existe Efésios 2:10, pois um completa o outro e em nenhum momento se contradiz, e isso pode ser visto também no Livro de Tiago. Aos que vão mais longe e dizem que Paulo e Tiago se contradizem, pois Paulo prega a "salvação somente pela fé" e Tiago "salvação por fé mais obras", fica claro que isso é uma heresia e que eles não se contradizem em nenhum momento, e que Tiago não prega salvação por obras, isso quem colocou na cabeça do povo foi Martinho Lutero, que desconsiderava a Epistola de Tiago, a Carta aos Hebreus e a Epistola de Judas simplesmente porque elas iam contra a sua "nova doutrina". É só saber interpretar. O próprio Paulo que dizem pregar "salvação somente pela fé" disse em Efésios 2:10 "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. E também disse em Romanos 2:5-8 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; (Romanos 2:5-8) Tiago não está dizendo que a justificação se dá pela fé mais as obras, mas, ao invés disso, diz que a pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé produzirá boas obras em sua vida. Se uma pessoa afirma ser crente, mas não produz boas obras em sua vida - então ela provavelmente não tem fé genuína em Cristo (Tiago 2:14, 17, 20, 26). Se você é a semente de Abraão, você fará as obras que ele fez, disse Jesus em João 8:39. Tiago entendia muito bem "obras", mas ele estava obviamente escrevendo a sua carta para um "movimento" que estava crescendo na primeira Igreja, que era negar a necessidade de fazer essas "obras", e então transformar a primeira Igreja em uma Religião vã, uma sem ações para mostrar e justificar sua Fé. A Igreja deve ser conduzida pela Revelação de Deus. Foi isso que Jesus disse para Pedro, que não foi carne e sangue que revelaram a ele, que Jesus era o Messias filho do Deus vivo, mas o próprio Deus, que está no Céu (Mateus 16:16-19). Essa promessa de revelação profunda ao coração do homem seria a "chave para a o reino dos céus", e o inferno não prevaleceria contra essa pedra. Mas é óbvio que quando Tiago escreveu sua Epistola, a Igreja estava em uma condição em que estavam ouvindo da "carne e sangue" dos homens que estavam induzindo o povo a acreditar em algo falso (Mais sobre isso aqui) . Tiago quis mostrar que essa chamada "Fé" pregada por esses homens é morta desde que leve a pessoa a realizar boas obras e ações. Pessoas não são salvas por essa chamada "fé" que não te leva a realizar coisas boas. Esse tipo de fé não salva ninguém.