Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (698 votos)



ONLINE
4





http://www.comcms.com.br/


É BOM PASSAR POR AFLIÇÕES?

É BOM PASSAR POR AFLIÇÕES?





 



Para dar inicio a esta matéria acerca das " aflições sofridas" por aqueles que são chamados para andar em um "Caminho Reto" e estreito, observaremos o salmo 119, versículos 65-72, em que o salmista menciona os benefícios ao passar por aflições.



 


¶ Tens usado de bondade para com o teu servo, Senhor, segundo a tua palavra. Ensina-me bom juízo e ciência, pois creio nos teus mandamentos. Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra.Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus estatutos.Os soberbos forjam mentiras contra mim; mas eu de todo o coração guardo os teus preceitos.Torna-se-lhes insensível o coração como a gordura; mas eu me deleito na tua lei.Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro e prata. (Salmos 119:65,72).



 



Pois que, estaria o salmista errado em dizer que foi bom ter sido afligido? Certamente que não! Como ele diz, antes de ser afligido, andava errante, em desobediência, andava por caminhos tortos, seguindo sem direção, mas veio a "correção" da parte do Senhor, conforme está na Palavra, que Ele corrige todos quanto ama ...



Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. ( Hebreus 12:6 ). Através da aflição, o salmista sente brotar dentro de si o fruto da correção que o Pai lhe aplicou. Assim, também, há outros versículos que fazem menção do fruto produzido pela correção do Pai, note bem:



 



2 Coríntios 4:17 - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;



2 Coríntios 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.



Hebreus 6:7 - Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;



Tiago 1:3 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.



 



A correção que o Pai nos aplica é uma prova grande do seu amor, mesmo quando saímos dos retos caminhos de Deus. Afinal, Ele corrige e açoita aquele que ama, porque não deseja nos ver andar pelos caminhos de perdição. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva(Ezequiel 18:23)?



Servos do Senhor que outrora deram ouvidos às suas concupiscências, viram cair sobre eles repentina correção. Esta, causou-lhes grandes aflições por permissão de Deus, para que viessem a reconhecer sua transgressão. Como é o caso do rei Davi, que caindo em tentação (2 Samuel 11), veio sobre ele o peso da parte de Deus para que reconhecesse seu pecado contra o Senhor (2 Samuel 12:18). Ao corrigir este servo, Deus permitiu a morte do recém-nascido que Bate-seba (mulher com que adulterou) concebeu, a revolta de Absalão – seu próprio filho - para lhe tomar o reino. Porém, Davi reconhece seu pecado contra Deus: Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás. No salmo 51, Davi confessa seu pecado e suplica o perdão de Deus. Quando abrimos nosso coração e verdadeiramente nos arrependemos, temos o perdão do Senhor. Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. (Isaías 48:10 ). E se estão presos em grilhões e amarrados com cordas de aflições, Então lhes faz saber a obra deles, e as suas transgressões, porquanto prevaleceram nelas. Abre-lhes também os seus ouvidos, para sua disciplina, e ordena-lhes que se convertam da maldade.Se o ouvirem, e o servirem, acabarão seus dias em bem, e os seus anos em delícias.(Jó 36.8-11).



Vemos também o caso de Jonas que, enganosamente, pensou em fugir da presença do Senhor. Ele desobedeceu uma ordenança, o que lhe causou terríveis aflições: Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe (Jonas 1:17). Arrependendo-se Jonas de seu mal intento e de sua transgressão, orou ao Senhor e suplicou sua misericórdia: Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo ( Jonas 2:7). E, então, o Senhor o livrou do perigo:...mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus, (Jonas 2:6). E, todo aquele que reconhecer sua transgressão e apartar-se da iniquidade, receberá a misericórdia do Senhor. (Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra Ele, até que julgue a minha causa, e execute o meu direito; Ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça. ( Miquéias 7:9).



Há outros casos de aflição. Podemos nos lembrar daquelas que foram causadas através de perseguições aos servos do Senhor. Felizmente, o poder divino vinha sobre eles, auxiliando-os e sustentando-os. Temos o caso de Elias, que ameaçado por Jezabel, fugiu para o deserto. Ali, deitou-se debaixo de uma árvore e pediu a morte para Deus. Porém, o anjo do Senhor lhe apareceu e disse: "Levanta-te e come". Quando Elias olhou, viu um pão cozido e uma botija de água. Com aquela comida , ele caminhou 40 dias e 40 noites até o monte Horebe (1 Reis 19). Outro exemplo vivo do auxílio divino em meio as provações, é o do servo Jó. Mesmo justo, passou por provações. Ele perdeu todos os filhos, perdeu o gado, sua mulher o abandonou, e foi acometido por chagas (Jó 1 e 2). Porém, ele não negou ao Senhor e foi vitorioso. A Palavra diz que Deus acrescentou a Jó o dobro do que ele tinha (Jó 42:10) e, o último estado da vida deste servo, foi melhor do que o primeiro (Jó 42:12)Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição (Isaías 48:10).



 



Sadraque, Mesaque e Abednego também padeceram aflições, mas a Justiça Divina lhes amparou. Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram Nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus ( Daniel 3:28).



 



Outro caso é o de Daniel. Ele sofreu aflição pois fora jogado em uma cova de leões. Seus inimigos tramavam para verem sua derrota, mas o Senhor, que não tarda sua Justiça, o livrou dos inimigos e humilhou os soberbos.Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometerem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir, os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. (Malaquias 4:1).



 



Amados, podemos ver que as aflições que nos cercam, outrora, são por permissão do Senhor - para nos provar - e, muitas outras vezes, são a causa de nossas transgressões: Assim eu também te enfraquecerei, ferindo-te e assolando-te por causa dos teus pecados. (Miquéias 6:13). Porém, não se esqueça jamais de que tais aflições devem produzir e produzem em nós frutos de arrependimento e confiança em Deus, nosso Senhor, para que a sua Justiça abunde em nossa vida. Pois é no Senhor que encontraremos descanso e paz para nossas almas. Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei (Isaías 57:19). Pois o Senhor não despreza um coração arrependido. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17). Que possamos fazer como o Apóstolo Paulo disse: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. (Romanos 5:3 e 4). Somente desta maneira, poderemos ser dignos de ouvir do Senhor naquele grande dia:Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.(Apocalipse 3:10).



 



 



Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.(2 Timóteo 2:3)




Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. - Disse Jesus (João 16:33).