Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (696 votos)



ONLINE
3





http://www.comcms.com.br/


O PRIMEIRO MILAGRE _ DA AGUA PARA O VINHO

O PRIMEIRO MILAGRE _ DA AGUA PARA O VINHO

 

João 2:1-11.

     No capítulo 2 do Evangelho de João encontramos o primeiro milagre de Jesus, isso mesmo, o primeiro! O versículo 11 deixa claro que a afirmação de alguns, que Jesus já teria feito milagres em sua infância ou em sua juventude, não passa de “ladainha”:

“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória”...

     Além de falar do primeiro milagre, este texto chama a atenção em vários momentos. Primeiramente, observamos que se tratava de uma festa e Jesus havia sido convidado. O convite chegou a Jesus e o mesmo foi ao casamento, pois nunca ignora um chamado. Ele está presente em todos os momentos de nossas vidas, desde os eventos mais simples até os momentos mais marcantes. E foi justamente em uma ocasião cotidiana que realizou o primeiro milagre. Não foi em um templo, nem em um culto, nem entre os “bispos doutores fulano de tal”, e sim, entre pessoas comuns, que deram ouvidos à Sua voz. 
     O vinho, na época, era um símbolo de alegria, portanto, não poderia faltar em uma festa. Porém, em dado momento, se esgotou e Maria (mãe de Jesus) veio até o Mestre para anunciar o ocorrido. E a resposta que obteve foi interessante: “Minha hora ainda não chegou”. Essa declaração demonstra que o Senhor tem hora certa para agir. Não é quando queremos ou quando achamos que é o momento oportuno e sim, quando Ele quer.

     “Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.” - Versículo 5

     Neste trecho há uma referência à obediência. Não basta aceitá-lo e reconhecê-lo. Devemos também
dar ouvidos à Sua voz e fazer Sua vontade. E as ordens que deu foram: “Enchei as talhas de água” e “Tirai agora e levai ao mestre-sala” (nem preciso dizer que eles O atenderam, certo?).
     Sabemos que a água é sinônimo de vida. Os cientistas que procuram seres viventes em outros planetas buscam, primeiramente, indícios de água. E essa foi a única coisa que Jesus precisou para realizar o milagre. Por isso, vamos entregar a Deus as nossas vidas, obedecê-lo e o "restante" Ele se incumbirá de fazer. Não importa a qualidade da água, se está limpa ou imunda. Ele quer você como você realmente é, pois a transformação divina é sempre completa e perfeita, não importando o seu estado inicial.
     A água é, ainda, um símbolo da Palavra de Deus, que origina uma nova vida quando entra em nós (nas talhas). A alegria que o mundo nos oferece é transitória e logo ficamos vazios, porém, a verdadeira alegria surge quando a água da fonte da vida (a Palavra) passa a nos encher.
     Quando o mestre-sala provou o vinho, sentiu que era de excelente qualidade, afinal, o que Jesus faz é sempre melhor, surpreendendo até mesmo os “experts” no assunto. Percebemos ainda que a qualidade do vinho não foi definida por sua aparência, mas pelo seu sabor. Apenas os serventes sabiam a procedência daquela bebida. O mestre-sala não fez como fazem muitos atualmente, que dão importância ao rótulo, que analisam a fama do produto (“ah, o pregador X estará aqui na cidade hoje. Não posso perder!”), sem se importar com o conteúdo.
     A transformação da água em vinho foi o primeiro milagre de Jesus e é também o primeiro sinal que Ele opera na vida de cada um de nós. Ocorre uma profunda transformação em nosso interior e somos cheios do Espírito Santo, mesmo que, para alguns, pareçamos a mesma talha velha e inútil. Entregue sua vida a Deus, seja obediente e na hora certa Ele fará o melhor para você. 

Autor: Wésley de Sousa Câmara

Referências:
Bíblia de Jerusalém
Bíblia Almeida Corrigida Fiel