Translate this Page

Rating: 2.5/5 (696 votos)



ONLINE
3





http://www.comcms.com.br/


O ESPIRITO SANTO NOS ENSINARA?

O ESPIRITO SANTO NOS ENSINARA?

A palavra do Senhor relata no livro de Êxodo 31.18, que Moisés, em comunhão com Deus há quarenta dias no Monte Sinai, recebeu do Senhor as tábuas de pedra contendo os seus Mandamentos escritos pelo dedo de Deus, o que confirma a afinidade de Deus com o homem desde a antiguidade, revelando-lhe coisas grandiosas, vejamos: E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

            Assim, havendo Deus falado antigamente, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo (Carta aos Hebreus 1.1).
            E na carta universal de I João 2.27, o Senhor declara: E a unção que vós recebestes d’Ele, fica em vós, e não tendes necessidade de que algum vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
Na segunda epístola Universal do Apóstolo Pedro, capítulo 1, versículos 20,21, a palavra exorta dizendo: Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
            A palavra da verdade, escrita sim, por mãos de homens, não por sua própria vontade, mas, divinamente inspirados pelo Espírito Santos de Deus, como diz: Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para responder, para corrigir e instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
            Por isso, precisamos confiar na palavra de Deus, e não há necessidade alguma de buscar sabedoria   em cursos bíblicos ou nas faculdades de teologia as quais têm na verdade, alguma aparência de sabedoria, mas não é de valor algum perante o Senhor Jesus Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e da ciência, porque a sabedoria espiritual não virá pelo ensinamento do homem, mas pelo seu Santo espírito, o qual vos ensinará todas as coisas, para que a vossa fé não se apóie em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
Ratificado na palavra que a sabedoria espiritual e o discernimento da palavra virão pelo Espírito Santo de Deus, então qual a obrigação de se ingressar numa faculdade de teologia para compreender os desígnios Deus? Será que o Espírito Santo de Deus vai ministrar  no banco escolar  ou no seu coração? Quem é o homem capaz de revelar os segredos de Deus, ocultos em mistério, se a palavra do Senhor recomenda que, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente.   Pois, assim disse o Senhor: Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes (Jeremias 33.3).
            Afirmação conferida na carta de Paulo aos Efésios 1.17 dizendo: O Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê em seu conhecimento, o Espírito de sabedoria e de revelação
            E no Evangelho de João 16.13, disse Jesus: Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
            Tu porem permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Jesus, alerta que toda sabedoria e discernimento espiritual, virão pelo seu Espírito Santo: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto Ele tem dito.
            Ele ainda aconselha: Examinai as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna. E são elas que de mim testificam.
            E no Evangelho de Lucas 10.21 e 22, a palavra narra: Jesus se alegrou no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste as criancinhas, assim é, o Pai, porque assim te aprouve.
            Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem que é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelar.
            Portando, amados, o único livro que o crente deve e precisa ler concernentes às coisas do alto é a Bíblia, por que o próprio Senhor Jesus Cristo   afirma que o seu Santo Espírito nos ensinará todas as coisas, observem:
Por ocasião da grande tribulação que no final dos tempos virá sobre o povo de Deus (Marcos 13) o Senhor Jesus  encoraja os seu servos dizendo: Quando, pois, vos conduzirem para vos entregarem, não estejais apreensivos de antemão pelo que haveis de dizer; mas o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.
            Carta aos Hebreus 8.10-12: Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei. E eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.
            E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
            A palavra relata ainda que livros e mais livros acumulam sabedoria da ciência humana, confusos estão os sábios segundo a carne, pela erudição adquirida nas enciclopédias, muitas vezes inserindo doutrinas de heresia nas igrejas, distanciando o povo do Reino de Deus, cumprindo porque está escrito: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.
           O rei Salomão, homem de imensurável sapiência, resumiu todo esforço do homem letrado numa só palavra vejamos: 
             Filho meu, atenta: Não há limites para se fazer livros, e o muito estudar, enfado é da carne.  De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem (Eclesiastes 12. 12 e 13). 
Por isso amados em Cristo, precisamos primar pela sabedoria que vem do alto, porque primeiramente é pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor.  Diferentemente da sabedoria humana, como disse o Senhor Deus, o qual conhece o pensamento dos sábios que são vão.
No livro dos Salmos palavra diz: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que lhe obedecem; e com os humildes está a sabedoria.