Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (696 votos)



ONLINE
3





http://www.comcms.com.br/


A ATITUDE DOS CRISTÃOS PARA COM O TEMPLO

A ATITUDE DOS CRISTÃOS PARA COM O TEMPLO

A atitude dos cristãos para os templos 

 

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Atos 17:24.

As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Aqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. 1 Coríntios16:19.

O mesmo templo de Jerusalém, não o chamou Deus casa e morada porque o precisasse, senão porque, atendendo vocês (os judeus) a Ele pelo menos ali, não se dessem à idolatria. Justino Mártir (160 d.C.)

(Escrito por um crítico pagão do cristianismo) Vamos tratar de outro assunto. Os cristãos não podem suportar a vista de templos, de altares nem de estátuas… Os persas compartilham esse mesmo sentimento…” Sei de boa fonte que entre os per¬sas a lei não permite edificar altares, templos, estátuas. Considera-se loucos a quem o fazem… O menosprezo dos cristãos para os templos, as estátuas e os altares é como o signo e o sinal de reunião, misteriosa e secreta, que entre si trocam. Celso (178 d.C.)

Valioso era o templo de abaixo (no Antigo Testamento), mas agora é sem valor, por causa do Cristo de acima. Melitón de Sardis (190 d.C.)

A Palavra, proibindo todo sacrifício e a construção de templos, assinala que o não pode ser contido por nenhuma coisa. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Nós não vamos aos templos (dos pagãos) nem de dia nem de noite. Tertuliano (197 d.C.)

(Os cristãos) menosprezam os templos como se fossem casas dos mortos. Marco Minucio Félix (200 d.C.)

Por que (os cristãos) não têm altares, nem templos, nem estátuas conhecidas, por que nunca falam em público nem se reúnem à vista de todos…? Marco Minucio Félix, citando a um pagão antagonista (200 d.C.)

Pensas que ocultamos o que adoramos, porque não temos templos nem altares? Que imagem de Deus vou modelar, quando, conquanto o consideras, o mesmo homem é imagem de Deus? Que templo vou construir-lhe , se o mundo inteiro, que é obra sua, não pode contê-lo? E eu mesmo, que como homem habito folgadamente vou encerrar a um ser tão majestoso dentro de um pequeno templo? Marco Minucio Félix (200 d.C.)

Nós recusamos construir templos sem vida para o criador da vida. Orígenes (248 d.C.)

Primeiro (nossos perseguidores) afugentam-nos. E ainda que estivéssemos sós, perseguidos por todos, e em perigo de ser mortos, guardamos nossas celebrações em tais tempos. E todo lugar que tivesse sido a cena dos contínuos sofrimentos que aconteceram a alguns de nós, chegou a ser um lugar para nossas reuniões solenes: fora um campo, um deserto, uma barca, uma pousada ou uma prisão. Dionisio de Alexandria (262 d.C.)

Tinha certo homem em Frigia que queimou uma assembléia inteira de cristãos juntamente com o lugar onde se reuniam. Lactâncio (304-313 d.C.)

Vocês dizem que nós não construímos templos nem adoramos suas imagens… Pois que honra e dignidade podemos atribuí-los para elevá-los na mesma posição que a cabeça e Senhor do universo… Talvez honramos (a Deus) com altares e construindo-lhe templos? Arnobio (305 d.C.)




II. O homem, verdadeiro templo de Deus 

 

Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do santuário do seu corpo. João 2:19-21.

E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16.

E, efetivamente, irmãos meus, tempero santo é para o Senhor a morada de nosso coração. Barnabé (70-130 d.C.)

Pois inquiramos se existe um templo de Deus: Existe, certamente, ali onde Ele mesmo diz que o tem de fazer e aperfeiçoar. Antes de acreditar em Deus, a morada de nosso coração era corruptível e magra, como templo verdadeiramente edificado a mão, pois estava cheia de idolatria e era casa de demônios, porque não fazíamos senão quanto era contrário a Deus. Mas se edificaria no nome do Senhor. Atendam a que o templo do Senhor se edifique gloriosamente. De que maneira? Aprendam-no. Depois de recebido o perdão dos pecados, e por nossa esperança no nome do Senhor, fomos Atos novos, criados outra vez desde o princípio. Pelo qual, Deus habita verdadeiramente em nós, na morada de nosso coração. De que maneira? Porque em nós mora a palavra de sua fé, o apelo de sua promessa, a sabedoria de suas justificativas, os mandamentos de sua doutrina; profetizando Ele mesmo em nós, morando Ele em pessoa dentro de nós, abrindo-nos a porta do templo, isto é, nossa boca; dando-nos penitência, introduz-nos a nós, que estávamos escravizados pela morte, no templo incorruptível… Leste é templo espiritual (o homem) que se edifica para o Senhor. Barnabé (70-130 d.C.)

Vocês são pedras de um templo, preparadas de antemão para um edifício de Deus o Pai, sendo elevadas para o alto por meio do motor (instrumento) de Jesus Cristo, que é a cruz, e usando como corda o Espírito Santo. Ignácio (105 d.C.)

Façamos todas as coisas considerando que Ele vive em nós, para que possamos ser seus templos, e Ele mesmo possa estar em nós como nosso Deus. Ignácio (105 d.C.)

Mantenham sua carne como um templo de Deus; amem a união; evitem as divisões; sejam imitadores de Jesus Cristo como Ele mesmo o era de seu Pai. Ignácio (105 d.C.)

E que ninguém entre vocês diga que esta carne não vai ser julgada nem levantar-se outra vez. Entendam isto: Em que foram salvados? Em que recobraram a vista se não foi nesta carne? Por tanto temos de guardar a carne como um templo de Deus; porque da mesma maneira que foram chamados na carne, serão Juizos também na carne. Segunda de Clemente (150 d.C.)

Por isso diz que a carne criada é templo de Deus: “Não sabem que são templos de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se algum violasse o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus é sagrado, e este são vocês.” Abertamente chama templo ao corpo no qual habita o Espírito. Bem como diz o Senhor: “Destruam este templo, e em três dias o ressuscitarei. E isto o disse referindo-se a seu corpo.” Mas não só sabe que nossos corpos são templos, senão que são templos de Cristo, como quando diz aos Coríntios: “Não sabem que seus corpos são membros de Cristo? E tomarei os membros de Cristo para fazê-los membros de uma prostituta?” Irineu (180 d.C.)

Por isso quer que nossa carne seja templo puro, para que o Espírito de Deus se deleite nele, como o esposo na esposa. Irineu (180 d.C.)

A lei… já não mandará guardar um dia de repouso ao que todos os dias observa o Sabado, isto é, ao que rende culto a Deus no templo de Deus que é o corpo do homem e pratica sempre a justiça. Irineu (180 d.C.)

Nossos corpos são templos de Deus. Se alguém profana o templo de Deus com desejos lascivos ou pecado será destruído; pois está atuando de modo ímpio com o verdadeiro templo. Falando de templos neste sentido, o melhor e o mais excelente foi o corpo puro e santo de nosso salvador Jesus Cristo… Ele lhes disse: “Destruam este templo e em três dias o levantarei. Isto falava do templo de seu corpo.” Orígenes (248 d.C.)

Temos de portar-nos como templos de Deus, para que seja uma prova de que o Senhor habita em nós. Cipriano (250 d.C.)

Constantino permitiu a destruição das igrejas que consistem simplesmente em paredes que outra vez podem ser levantadas. Não obstante, preservou o verdadeiro templo de Deus que é o corpo do homem. Lactâncio (304-313 d.C.)

A igreja, o verdadeiro templo de Deus, não consiste em paredes. Mais bem no coração e a fé de homens que acreditam em Ele e são chamados fiéis. Lactâncio (304-313 d.C.)