Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (696 votos)



ONLINE
8





http://www.comcms.com.br/


A ILUSÃO E O ENGANO DE "O SEGREDO"

A ILUSÃO E O ENGANO DE "O SEGREDO"

25-01-2013

Uma das tendências do momento são os livros de pensamento positivo. Vou citar o mais famoso que é "O Segredo".  O que essa idéia prega é que o positivo é necessariamente bom, e o negativo é necessariamente ruim. E essa é uma ideia que veio do mundo secular mas que infelizmente entrou no meio Cristão, e hoje essa idéia está até dentro das igrejas e sendo passada por pastores. 

 

Sendo assim, nos últimos anos, em Igrejas e programas de TV evangélicos, os Pastores estão pregando apenas o que é positivo na Bíblia, o que é confortante e animador, e evitando tudo o que é negativo. Pregar o arrependimento, que você vai sofrer, ser perseguido, dar a vida pela causa, etc. essas coisas quase ninguém mais fala.

 

Exercitar essa pratica é distanciar-se largamente do Cristianismo Bíblico. Essa ilusão sutil e atraente oferece o essencial para evitarmos a correção que a Palavra de Deus deve trazer as nossas vidas, em nome de Jesus Cristo. Não é preciso refletir muito para perceber que os termos "positivo" e "negativo" são completamente humanísticos se usados no contexto errado. Uma "atitude positiva" ou um "pensamento positivo" são idéias populares do mundo secular, e jamais encontradas na Bíblia, e nunca deveriam ocupar o lugar da Fé em Deus.

 

Por isso fico espantado quando vejo em perfis de amigos no facebook por exemplo, na parte de livros favoritos, está lá, a Bíblia e "O Segredo". Isso é de uma contradição sem tamanho. Positivo e Negativo tem sentido definido em Matemática, física, e eletricidade, mas nada tem a ver com verdade, justiça, santidade, obediência a Deus e a sua palavra. Quando usados nesse contexto esses termos podem causar grande confusão.

 

Muitas vezes você pode questionar: "Não vejo o que tem de errado com os ensinamentos desse Pastor, ele é sempre tão positivo, uma pessoa tão boa." 

 

É impressionante o numero de Crentes e pessoas que confundem "positivo" com "verdadeiro".

 

Filipenses 4:8 é o versículo favorito dessas pessoas que dizem que a Bíblia ensina o pensamento positivo.

 

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8)

 

E essa é uma ótima ilustração da confusão que se formou.

 

De alguma forma os que defendem essa "teoria" conseguiram colocar "positivo" não apenas como "verdadeiro", mas também como equivalente de respeitável, justo, puro, amável, etc. Não é difícil perceber que no lugar de respeitável, ser positivo em alguns casos poderia ser muito desrespeitável. E também, poderíamos chamar de Justo um juiz que deixaria de condenar alguém por tentar ser "positivo". Do mesmo modo muitas pessoas tem posições muito liberais e positivas quanto ao sexo livre por exemplo, mas isso pode ser chamado de "puro"? 

 

Do mesmo modo não podemos dizer que qualquer coisa mencionada em Filipenses 4:8 seja equivalente a "positivo". Dizer que esse versículo prega o pensamento positivo seria destruir os valores morais, ético e espirituais do que a passagem realmente nos pede a refletir.

 

Na maioria das vezes o que ser que dizer com "positivo" é tudo que é agradável ou favorável, e tudo que é desagradável ou desfavorável é considerado "negativo". E essa atitude destrói os valores morais e espirituais. O que importa realmente não é se algo é positivo ou negativo, mas o que é verdadeiro e o que é falso, Bíblico ou não Bíblico. E levando em conta isso, positivo e negativo são irrelevantes a sua vida, porque a própria palavra de Deus, de onde provem toda a verdade, está cheia de correções e advertências bastante negativas. 

 

Praticar esse "pensamento positivo" é zombar de Deus. Criticar esse erro, como eu estou fazendo aqui, com base nas escrituras soa "negativo". Mas levando em conta que os Bereanos foram considerados os "mais nobres" por terem questionado os ensinos do apóstolo Paulo e conferido com as escrituras sagradas para verem se era mesmo verdade (Atos 17:11), é também nossa responsabilidade colocar os ensinos dos lideres cristãos de hoje sobre o mesmo questionamento, mesmo correndo o risco de parecermos "negativos".

 

A Substituição da Fé por um "pensamento positivo" nos leva a um Cristianismo fraco, onde a maior preocupação é o meu sucesso, as coisas que eu vou conseguir por estar "perto" de Deus. Sendo assim você o faz pela sua glória e não pela glória de Deus. Essa crença errada de que devemos ficar longe do "negativo", longe do sofrimento, etc. conduz a uma ênfase em curas e milagres.

 


Como diz em 2 Corintios 5:7 "Porque andamos por fé, e não por vista" , então não precisamos de milagres e curas como podemos ver em muitos programas de TV, não precisamos "ver" provas, pois andamos pela nossa fé em Deus. 

 

Reavivamentos, e o nascer de novo, em João 3: 6-7 "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.", são marcados pelo arrependimento dos pecados, a morte do seu Ego, e viver em Cristo.

 

Mas hoje em dia o que vemos em programas de TV evangélicos, em livros cristões de auto-ajuda, nas Igrejas e em livros como "O Segredo" é que nossa fé nos dará sucesso, saúde, prosperidade, ausência de preocupação, e alegria.

 

O Apóstolo Paulo avisou que os que não amam a Verdade receberiam a "operação do erro" parta crerem na mentira de Satanás.


Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. (2 Tessalonicensses 2:3-12)
 
 
 
Essa substituição da verdade por aquilo que é "positivo" é a perfeita preparação para esse engano que Paulo profetizou.
 
 
 
Não há como negar que a bíblia contém muitos pronunciamentos negativos, inclusive essa sobre o engano religioso que acabei de citar em 2 Tessalonicensses 2:3-12. O próprio Jesus fazia muitos pronunciamentos negativos sobre aqueles que rejeitavam a verdade e nos advertiu frequentemente sobre o juízo que está por vir.
 
 
 
O mesmo Deus que proclamou boas todas as coisas do primeiro capitulo da bíblia, advertiu Adão e Eva no segundo capitulo que a consequencia da desobediencia era a morte:"...porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Genesis 2:17). Nada poderia ser mais negativo que essa afirmação, porém ela era verdadeira, por outro lado, nada poderia ser mais positivo que a promessa feita por Satanás de que Eva se tornaria como Deus comendo o fruto proibido, e no entanto essa afirmação era falsa.
 
 
Provérbios 14:12 diz:
 
 
 
Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.
 
 
 
Pensem bem nisso,
 
Amém.

Texto original retirado de "Boyond Seduction" by Dave Hunt