Translate this Page

Rating: 2.5/5 (703 votos)



ONLINE
3





http://www.comcms.com.br/


COMO SER UM BOM ESPOSO

COMO SER UM BOM ESPOSO

Disse o Senhor: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea, e disse:Portanto, deixará o homem pai e mãe e unir-se-á à sua mulher, e serão dois numa só carne, assim, o que Deus uniu não separe o homem (Mateus 19.4-6).

            Observando a Palavra através dessa vertente, ao contrair matrimônio o esposo e a mulher passam a ser uma só carne. E como poderíamos maltratar a nossa própria carne?

Amados, isso é tão profundo que a Palavra de Efésios 5.25  recomenda ao homem que ame sua esposa, como Cristo amou a igreja, isto é, se necessário, deverá o homem oferecer até a sua própria vida por amor a esposa.

E ser um bom marido é  fundamental e preponderante para ser um autêntico servo de Deus. O Senhor uniu o homem e a mulher em uma só carne, e aquele que aborrece seu cônjuge, aborrece a sua própria carne.

            E na primeira carta de Pedro 3.7, a Palavra diz: Vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

            Irmãos considerem a dimensão do aconselhamento do Senhor ao homem, o qual deverá coabitar com a esposa dando a ela honra para que as suas orações alcancem o Trono de Glórias do Altíssimo.

            O amor, a mansidão, a confiança, a comunhão e o bom relacionamento são indispensáveis no casamento porque é o combustível para uma vida conjugal sadia para que tenham paz no seio familiar alcancem a graça da vida eterna.

            O esposo deverá respeitar e amar a sua esposa como a si mesmo, sendo os dois uma só carne, é natural que o amor seja sincero e recíproco, afinal que homem há que não ame sua vida, seu corpo, que não deseje o seu bem, pois, somos todos imagem e semelhança do Pai quando estamos em Cristo.

            Segundo a Palavra, ser a mulher o vaso mais fraco significa dizer que sendo ela mais sensível  e delicada precisa de proteção e cuidados, quanto ao homem é  provedor e protetor de sua família que depende ser saudável física e espiritualmente pela direção da esposa, companheira, mãe, aptidão natural de uma mulher que se sinta amada, amparada, que encontra no marido um companheiro fiel, um pai amoroso, um homem cujo coração pertence a Deus.

            Um bom marido não é aquele que apenas supre as necessidades básicas de uma casa, mas que trabalha em prol de um lar que doa-se ao relacionamento, fazendo sua esposa sentir-se querida, respeitada, elogiada, dando a ela  a mesma atenção  que gostaria de receber. Uma  união fundamentada na Palavra de Deus, abençoada, que produz bons frutos, servindo de testemunho a outros casais sem conhecimento da verdade vivendo as angústias de uma família sem amor, sem harmonia e sem a proteção do Altíssimo.

            O marido dedicado ora por sua esposa, compartilha com ela suas lutas diárias, seus planos, seus sonhos e dúvidas, aproxima-se ao máximo para que haja afinidade, e juntos, possam partilhar a vida  em harmonia e amor sincero.

            Muitas vezes somos surpreendidos com adversidades comuns ao casamento, uma palavra mais áspera, descontentamento, desentendimentos, um desencontro de pensamentos, contudo, não podemos permitir que a impaciência, o orgulho, o ciúme desmedido, ou a dureza de coração tome o lugar da mansidão, do perdão e da doçura que alimentam um convívio harmonioso.

            O homem tem por responsabilidade ser a cabeça de seu lar, assim como Cristo é a cabeça da igreja, uma família bem estruturada requer zelo, compromisso, dedicação, amor. Acima de tudo o homem deve estar submisso a Cristo, um servo que teme a Deus, anda no caminho que lhe foi proposto, sendo honesto, trabalhador, benevolente, dando bons testemunhos e exemplos diante de todos os homens, vivendo em paz e fazendo a diferença entre o justo e o ímpio, o que serve a Deus e o que não serve.

            Se o homem tem esposa descrente, permaneça no mesmo amor, perseverando na fé e no bom exemplo, pois, a mulher é santificada pelo marido, e uma vida em plena graça e fé, é usada pelo Espírito de Deus para convencer do pecado, a buscar a verdade e a santidade em Cristo.

            Irmãos observem a importância de um bom relacionamento com a esposa, dar a ela honra e manter um matrimônio e o leito sem mácula, são condições indispensáveis para que nossas orações cheguem diante do Trono do Criador (I Pedro 3.7), porque de outra forma, além da infelicidade de ambos, não há aliança que resista sem o amparo das poderosas mãos do Senhor para sustentar o alicerce do casamento, fortalecendo e nutrindo o amor, o respeito, a dedicação e a unção do Senhor e nada irá abalar a casa edificada na Rocha.

 

            COMO SURGIU A INICIATIVA PARA EDITAR ESTE TEXTO?

            No ano de 2010 (não me lembro do mês), um irmão que estava passando uma crise conjugal nos escreveu, pedindo uma opinião (ou receita) para conservação de um casamento de quase quatro décadas, e assim respondemos:

             Amado irmão em Cristo Jesus, já estamos com mais de trinta e cindo anos de enlace matrimonial, mas estamos vivendo uma verdadeira vida conjugal de boa qualidade depois de nos convertemos ao Evangelho de Cristo, e agraciados pelo Senhor Jesus com a oferta da salvação, então a paz veio a fortalecer os nossos corações e consolidar a nossa união.

            Hoje, provamos o bom fruto do amor, e verdadeiramente somos uma só carne, e não tenho dúvida, se necessário, darei a minha vida pela minha esposa.

            Você pediu para relatarmos a experiência da vida conjugal, é algo  difícil falar de si mesmo, mas para que se possa formar uma opinião da nossa convivência, moramos há onze anos em um conjunto residencial, onde residem dezenas de famílias, e, constantemente somos elogiados pelos moradores como exemplo familiar, pela nossa simples maneira de viver, mas em constante comunhão com Deus e com o próximo.

            Isto porque estamos sempre juntos, andamos de mãos dadas, expressando alegria por estarmos juntos, conversando com as pessoas, e anunciando a Cristo vivo, nosso Senhor e Salvador e o infinito amor de Deus que excede a todo entendimento humano.

            Entretanto, no meu limitado entendimento, vos aconselho primeiramente que ame a sua esposa como parte do seu próprio corpo, porque o amor é o fundamento principal para dar sustento ao casamento.

Recomendo também a aproveitar bem o seu tempo com a esposa de forma útil e agradável, que seja tempo de boa qualidade, e faça isso com muita dedicação e amor. Dê muita atenção em tudo quanto ela falar, procure responder com sinceridade, bondade e coerência e valorize as suas opiniões.

            Sempre que possível, ajude-a no cuidado aos filhos e nos afazeres do lar, principalmente se a esposa trabalhar fora.

            Saiam juntos, indispensavelmente orem sempre juntos ao deitar e ao levantar. Agradeçam sempre o alimento, leiam a Bíblia juntos e busquem o discernimento espiritual da Palavra, para que não haja divergência espiritual.

            Se sair sozinho, não se esqueça de despedir com beijos, desejando-lhe que fique em paz e na companhia Altíssimo. Semelhantemente, se ela sair primeiro, faça o mesmo e almejando bons frutos em tudo quanto produzir.

            E quando estiver ausente, ligue a ela sempre que possível e não se esqueça de declarar que a ama.

            Enfim, a atenção a esposa é indispensável, faça disso um hábito na sua vida, e você vai ver o quanto vocês serão felizes.

            E para viverem bem, não precisam fazer encontro de casais que muitas igrejas promovem, nem ler livros de autoajuda, aliás, o único livro que indico para que leiam todos os dias é a Bíblia Sagrada, porque é o livro da vida eterna, o qual é apto a nos ensinar e corrigir em qualquer situação, principalmente o Novo Testamento, porque é manual de conduta do crente e a expressão da verdade e da vontade de Deus para o homem.

            O bom relacionamento do casal virá pela obediência a Palavra divinamente inspirada e aos mandamentos do Senhor Jesus Cristo. Sendo fieis a Deus, as demais coisas vos serão acrescentadas.

            E quando vierem as lutas, desafios, e adversidades, orem juntos, peçam a Deus sabedoria, e aprendam a enfrentar juntos todas as provas, confiantes que, fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (I Coríntios 10.13).

            Quanto aos filhos, o relacionamento do casal reflete diretamente na formação dos mesmos, isso é, no temperamento, caráter, desenvolvimento social, intelectual e principalmente espiritual. Porque os nossos filhos serão exatamente aquilo que queremos que eles sejam, se os queremos a salvo desse mundo maligno, e filhos de Deus, temos uma missão da qual não podemos desistir e nem transferir essa responsabilidade a terceiros.

            Os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão (Salmos 127.3).

            Por isso, caso tenham filhos, o conselho é Provérbios 22.6: Ensina o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

             

RECOMENDAÇÕES FINAIS:

             Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

            Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta como também o Senhor à igreja. Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

            Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5.28-33