Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (707 votos)



ONLINE
2





http://www.comcms.com.br/


PREGA A PALAVRA EM TEMPO E FORA DE TEMPO

PREGA A PALAVRA EM TEMPO E FORA DE TEMPO

 

 

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.”

(2 Timóteo 4:2)

 

Este conselho que Paulo deu a seu fiel companheiro Timóteo, é hoje aplicado a todos nós que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso único Pastor e Salvador enviado por Deus Pai.

 

 Paulo avisara Timóteo a respeito da apostasia que começava a manifestar-se e que atingiria grandes extensões no futuro, e atualmente a apostasia está espalhada em toda a terra habitada. Veja o que Paulo disse que aconteceria nos últimos dias:

 

 “SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.  (2Timóteo 3:1-7)

 

Veja agora o que Paulo profetizou que viria e vemos acontecer isto hoje em larga extensão:

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;  E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (2 Timóteo 4:3-5) Atualmente o cristianismo está dividido em milhares de denominações espalhadas em todo planeta.

 

 

Paulo deu conselhos e orientações valiosos a Timóteo. Veja o que foi dito: “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” (2 Timóteo 2:22-26)  Assim como Timóteo fez uma maravilhosa obra de um evangelista, nós também devemos nos esforçar a fazer o mesmo para a glória de Deus.

 

 

Todos nós somos convocados para Pregar a Palavra em todo o mundo. Paulo disse: “A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:8-10)

 

Paulo fez sua obra de pregar a Palavra de modo exemplar. Ele disse o seguinte: “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” (Atos 20:20,21)

 

Mesmo depois de sua prisão em Roma, Paulo continuou firme na divulgação de Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A Bíblia diz: “E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo;  Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.” (Atos 28:30,31)

 

Não podemos nos envergonhar do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. O próprio Jesus disse: "Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos."  (Marcos 8 : 38)  "Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos."  (Lucas 9 : 26)

 

O apóstolo Paulo disse: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego."  (Romanos 1 : 16) Será que podemos dizer o mesmo que Paulo?

 

Veja porque Paulo não se envergonhava de sua mensagem:

"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia."  (II Timóteo 1 : 12) Você também sabe em quem tem crido?

 

Veja um maravilhoso conselho que Paulo deus a Timóteo e que deve servir também para nós: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."  (II Timóteo 2 : 15)

 

Jesus após o seu batismo por João começou a anunciar o Reino de Deus. Depois ele escolheu pessoas para levarem a mesma mensagem para várias regiões. Veja a tarefa que Jesus deu aos seus doze discípulos: “E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.” (Lucas 9:1,2)

 

Depois que Jesus ressuscitou e antes de voltar para o céu, ele deu a seguinte ordem aos seus discípulos: “ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28:19,20)

 

Mesmo sendo perseguido pelos inimigos da Palavra de Deus, não devemos parar de pregar. A igreja também foi severamente perseguida nos dias dos apóstolos, mas ele continuavam firmes na pregação do Evangelho do Reino. Antes de Paulo conhecer Jesus como seu Salvador, ele era um ferrenho perseguidor da igreja. Veja o que a Bíblia diz:  “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.  Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.” (Atos 8:3,4) Mas veja que mesmo sendo perseguidos, os discípulos de Jesus continuaram firmes anunciando a Palavra de Deus. E hoje devemos fazer o mesmo que eles fizeram. Amém!